Saúde - 23 Abr 2018 16:11

Vacina contra Influenza disponível à população

Por: Nathan Favero Varela
 

Segue até o dia 01 de junho a Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza (gripe). No dia 12 de maio (sábado) será Dia D de mobilização nacional. Neste dia os 26 Centros de Saúde da Família de Chapecó estarão atendendo 8 às 17 horas sem fechar ao meio dia. Durante os demais dias, os Centros de Saúde atendem das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas.
Importante sempre levar a caderneta de vacina e documento pessoal com foto. Isso porque, se necessário o cartão será atualizado. No estado de Santa Catarina serão ofertadas vacinas contra difteria, tétano e coqueluche (dTpa) para gestantes e puérperas e, para os grupos maiores de 7 anos serão atualizados os esquemas de vacina de tétano e difteria (dT). Recomenda-se 3 doses e 1 reforço a cada 10 anos e 1 dose de dTpa a cada gestação. A meta Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza é vacinar 90% de cada público-alvo, conforme tabela abaixo:

A vacina

As vacinas utilizadas nas campanhas nacionais de vacinação contra a influenza são vacinas trivalentes que contêm os antígenos purificados de duas cepas do tipo A e uma B, sem adição de adjuvantes e sua composição é determinada pela Organização Mundial da Saúde. As vacinas são bastante seguras. A dor local é o evento adverso mais comum nos vacinados em comparação com os que receberam placebo, não sendo encontradas evidências de que as vacinas atualmente em uso causem eventos sistêmicos graves
A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Pessoas com história de alergia grave à proteína do ovo de galinha, podem ser vacinados em ambiente hospitalar se o médico assistente autorizar, avaliando os riscos e benefícios.

Histórico em Chapecó

Em Chapecó, no ano de 2017 foram vacinadas mais de 48.000, dos grupos prioritários:

Crianças 10.868
Trab. de Saúde 2.951
Gestantes 1.579
Puérpuras 320
Indígenas 1.539
Idosos 15.876
População Privada de Liberdade 1.576
Funcionários Sist. Prisional 401
Professores 2.213
Doentes Crônicos 11.493
Total 48.816

Fonte: sipni.datasus.gov.br

 


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar