Eventos - 09 Ago 2017 15:31

Unochapecó comemora a data com evento especial

Por: Nathan Favero Varela
 

O dia 11 de agosto é muito especial no Brasil, sabe por quê? Porque nesta data se comemora o Dia do Estudante. E mesmo não sendo feriado, a Unochapecó achou um jeito de proporcionar aos seus mais de sete mil acadêmicos um momento de descontração e valorização cultural. Com início às 16h, a Feira Multicultural busca trazer mais momentos de vivência universitária e estreitar os laços entre alunos e instituição.

O evento é organizado pela Diretoria de Marketing e Comunicação (DMC) da Universidade, em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Serão seis horas de atrações envolvendo artesanato, cinema, dança, gastronomia e música. Para a coordenadora do evento, Tatiana de Avila Zawadzki, a ideia do Dia do Estudante é promover essa integração entre os acadêmicos e valorizar as produções regionais. “Nossa intenção é trazer atividades relacionadas à cultura e à arte para dentro da Universidade com mais frequência. Os expositores são voltados a uma economia mais solidária e criativa, com produtos bons e que são parte da nossa cultura.”

Para o coordenador de Comunicação do DCE, Bruno Adolfo, a parceria possibilita a construção de algo melhor e maior. “Fazemos parte de uma mesma Instituição, então não havia porque organizarmos dois eventos que acabariam concorrendo entre si. Por isso achamos melhor unir forças e desenvolver um grande projeto para os nossos acadêmicos.” A coordenadora de Eventos do Diretório comenta que a expectativa é a melhor possível e que pode ser o início de uma tradição na Universidade. “Essa vai ser a primeira experiência de um evento assim. Se tudo ocorrer como o planejado, temos planos de repetir a ação em outros semestres.”

Programação
Uma das atrações confirmadas para o dia 11 é o estúdio Augusta Tatua. Segundo a tatuadora Ana Orlandin, o Dia do Estudante na Unochapecó é sempre esperado com muita expectativa, justamente por ter essa proposta de ações culturais e de integração com os alunos e parceiros de fora. “Nós nos sentimos muito gratos em participar e contribuir, assim levamos a nossa arte para ambientes onde podemos cada vez mais integrar as pessoas ao mundo da tatuagem. Estamos preparando uma espécie de ‘flash day’, onde teremos diversas opções de desenhos exclusivos para os interessados. Criamos um evento no facebook onde estamos postando todas as informações.”

Outra expositora é a proprietária do Brechó Hi-Lo, Daniele Lopes. Ela, carinhosamente, chama seu negócio de brechó caseiro. “Ele foi criado para que eu pudesse me desapegar das minhas coisas, vender peças que eu não usava mais e ele foi crescendo com o tempo.” Segundo Daniele, a ideia é estimular a prática da economia solidária e da moda sustentável, criando diferentes looks ao misturar roupas novas, usadas, caras ou baratas. “O nome vem do inglês ‘high-low’, que significa Alto-Baixo, e é a mistura de peças de marca com outras nem tão conhecidas assim. Unir o moderno com o vintage”, explica.

A feira vai se concentrar no estacionamento principal da Unochapecó, em frente à Livraria Universitária, com um palco reservado para apresentações de bandas da região. No espaço, alunos da Universidade também poderão mostrar seu talento, com números musicais e de dança. Os corredores da Instituição ainda servirão de palco para alguns projetos, por isso fique atento ao circular pelo campus, porque uma intervenção cultural pode começar ao seu lado.

Atrações do evento

Teatro: Cia Conta Causo e Grupo de Expressão Universitária.
Gastronomia: Curso de Gastronomia - Revirado, Dona Florinda Churros Gourmet, Inamorato Galeteria, BeneDita Brigadeiro Gourmet e Zauza Vegan Chef.
Música: Mustang Blues Brothers, Carlota Joaquina, Grupo Vem pro Balanço, Coro Universitário e Show de talentos de acadêmicos.
Dança: Grupo Essência.

Exposição arte visual: Otavio Rocha, Curso de Artes Visuais, Curso de Design e Matheus Colaço.
Artesanato: Buena Onda, Jardim de Vênus, Jardim da Mata e Empreendimentos Itcp.
Outras atividades: Augusta Tatua, Brechá da Karina, Brechó Hi-Lo, Coletivo Tereza, Sebo Pancéia e The Bike.
Projetos e cursos da Unochapecó: Audiovisual, Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (Arni), Biblioteca Universitária, Editora Argos, Farmácia Escola, Jornalismo, Livraria Universitária, Museu Universitário e Viveiro Universitário.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar