Geral - 07 Dez 2017 14:48

Unimed Chapecó alcança nível máximo na certificação da operadora

Por: Nathan Favero Varela
 

A Unimed Chapecó comemora a Certificação da Operadora nível 1 (máximo) - uma conquista inédita no Estado emitida pela A4 Quality – entidade acreditadora homologada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O resultado demonstra que a cooperativa médica cumpre com o compromisso de oferecer excelência no atendimento, além de priorizar o aprimoramento contínuo da gestão e eficiência nos processos.

O presidente da Unimed Chapecó, Dr. José Pegoraro Foresti, destaca que historicamente a cooperativa médica trabalha priorizando a busca pela excelência. “A Acreditação da Operadora demonstra que estamos no caminho certo. A certificação nos norteia como ferramenta de gestão, possibilitando um controle ainda maior da qualidade de nossos serviços, além de servir como um suporte para a elaboração de programas de promoção à saúde”.

O diretor de marketing e relacionamento da Unimed Chapecó, Dr. Rovani José Rinaldi Camargo, complementa que a iniciativa é resultado do comprometimento e dedicação de toda equipe, formada por mais de 280 cooperados e por quase mil colaboradores. ‘‘Avaliamos essa conquista como reflexo de um trabalho comprometido, focado e determinado. Temos um time de primeira linha que não mede esforços para abraçar uma causa e atingir seus objetivos. Com segurança podemos dizer que somos top 10 dentro do sistema Unimed’’.

O coordenador médico do Núcleo de Segurança Assistencial e Qualidade em Saúde (NSA/NQS), Dr. Edson André Stakonski, enfatiza que representar a 1ª Unimed do Estado a obter o nível 1 de Acreditação consolida um modelo empresarial que tem a excelência em gestão e nos processos de gestão focados em qualidade. “Ter a cooperativa médica em posição de destaque no cenário nacional, apesar dos inúmeros desafios, mostra que estamos no caminho certo”.

O diretor de Plano de Saúde, Dr. Waldir Savi Junior, complementa que o título é fruto do trabalho e dedicação de todos. “Seria impossível obter a Acreditação sem o apoio dos médicos, colaboradores e prestadores de serviços que ‘vestiram a camisa’ e entenderam a importância da Acreditação e da garantia da qualidade aos beneficiários. A partir de agora inicia-se uma nova fase, pois aumenta a responsabilidade de buscar continuamente a melhoria de todos os processos, com foco principal nos clientes”. 

A diretora da A4 Quality, Rosangela Catunda, assinala que os critérios avaliados incluíram aspectos como a estrutura, a operação, a gestão da operadora e sua qualidade, a rede própria e credenciada, o dimensionamento da rede, sua qualidade e distribuição geográfica para o número de beneficiários. “Avaliamos também a carteira da Unimed Chapecó, a satisfação dos beneficiários com a operadora, a medicina preventiva, os gerenciamento de casos mais complexos e a promoção da saúde. Fico muito feliz com os resultados. Esta conquista não é para qualquer um, é para quem realmente quer se destacar com a gestão em busca da excelência. A avaliação é rigorosa e o mérito do título é de cada pessoa que faz parte da equipe da Unimed Chapecó”, observa.

ACREDITAÇÃO

No Programa de Acreditação de operadoras da ANS, a qualidade dos serviços da Unimed Chapecó foi confrontada com padrões de qualidade preestabelecidos pela normativa 277 que ‘Institui o Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde’. A operadora foi visitada pela equipe da A4 Quality que fez a análise e a avaliação de indicadores, emitindo um parecer sobre o grau de conformidade encontrado. Neste processo, a ANS conta com a parceria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

A Unimed Chapecó iniciou os trabalhos com foco nos critérios da RN 277 em 2014. Foram três anos de mapeamento, reestruturação, formalização, padronização e monitoramento qualitativo e quantitativo dos processos de todos os departamentos, com foco na melhoria contínua. Essa mudança na cultura organizacional possibilitou o seguinte:

•        identificar e resolver problemas com mais consistência, segurança e agilidade;

•        aumentar o grau de eficiência, o que permite a percepção da melhoria da qualidade, gerando economia, evitando desperdícios e possibilitando uma melhor aplicação dos recursos disponíveis;

•        estimular a adoção das melhores práticas, desenvolvendo no mercado condições para o estabelecimento da competição qualitativa, com foco em qualidade;

•        aumentar o controle da qualidade da assistência: para formar a rede credenciada adequada às operações e perfil de negócio e para elaborar programas de promoção a saúde e prevenção de doenças efetivos;

•        aumentar a integração dos setores e otimizar o fluxo de trabalho pelo redesenho de processos e seu controle por indicadores e auditoria;

•        aumentar o envolvimento do corpo médico e funcional com as diretrizes da organização;

•        identificar os riscos e oportunidades;

•        diminuir inconsistências que geram multas e queda do IDSS - Índice de Desenvolvimento da Saúde Suplementar da instituição;

•        atender as necessidades de mercado e da ANS- Agência Nacional de Saúde.

A certidão de Acreditação pode ser conferida em três níveis:

Nível I: operadoras de planos de saúde avaliadas entre 90 (noventa) e 100 (cem) pontos;

Nível II: operadoras de planos de saúde avaliadas entre 80 (oitenta) e 89 (oitenta e nove) pontos;

Nível III: operadoras de planos de saúde avaliadas entre 70 (setenta) e 79 (setenta e nove) pontos.

ANÁLISE

A análise pela entidade acreditadora leva em conta diversos pontos para conceder a certidão, totalizando 7 dimensões que envolvem diversas áreas de atuação da operadora, como:  a administração, o Programa de Melhoria da Qualidade (PMQ); Dinâmica da Qualidade e Desempenho da Rede Prestadora; Sistemáticas de Gerenciamento das Ações dos Serviços de Saúde; Satisfação dos Beneficiários; Programas de Gerenciamento de Doenças e Promoção da Saúde; Estrutura e Operação; e Gestão (subdivididos em 147 critérios).

Segundo a coordenadora do Núcleo de Segurança Assistencial e Qualidade em Saúde (NSA/NQS) da Unimed Chapecó, Michele de Col Borsoi, a Acreditação diminui algumas das imperfeições do mercado e possibilita que os consumidores tenham uma melhor percepção das diferenças nos níveis de qualidade entre as operadoras. “O próximo desafio da Unimed Chapecó é melhorar a percepção dos consumidores em relação aos diferentes níveis de qualidade existentes entre as operadoras, desenvolvendo no mercado condições para o estabelecimento de uma competição qualitativa, incentivando a mudança do modelo técnico-assistencial existente”, salienta.

Veja quais Operadoras são acreditadas no País: http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/informacoes-e-avaliacoes-de-operadoras/acreditacao-de-operadoras.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar