Efapi - 13 Out 2017 14:53

Um leque de variedades gastronômicas marca a 20° edição da EFAPI

Por: Direto da Redação TSC
 
Um leque de variedades gastronômicas marca a 20° edição da EFAPI (Foto: MB Comunicação)

Um dos pontos altos da Exposição-Feira Agropecuária Industrial e Comercial de Chapecó (EFAPI) é a gastronomia. Os números do setor impressionam: são mais de 500 pessoas trabalhando em 40 pontos de venda para preparar 50 opções gastronômicas. Até o final da feira devem ser consumidos mais de um milhão e meio de lanches e refeições.

A variedade de alimentos também chama a atenção. São restaurantes, lanchonetes e pontos fixos que vendem sorvetes, crepes, cachorro quente, churros, espetinho. Um dos diferenciais esse ano é o açaí.

- Muitas pessoas conheceram a nossa empresa Sensação do Mate, no centro e estão vindo em grande quantidade procurar nosso produto - conta Derli Do Mate sócio proprietário da Tenda de Açaí.

Mas as novidades não param por aí. Irlei Alves Nunes, distribuidor, trouxe à Efapi 2017 o Café Caramelo. É a primeira empresa a lançar no mercado brasileiro o conceito de creme de café.

- São 12 sabores e cada embalagem faz de 15 a 20 capuccinos por mês. É uma bebida que não tem sódio, glúten nem conservantes - comenta.

E que tal experimentar um doce diferente? O quiosque Caravana do Marrocos que está pela primeira vez na Efapi 2017 adaptou a fórmula marroquina de extrair o açúcar das frutas aos produtos brasileiros. O resultado são doces saborosos e sem a adição do açúcar processado. Entre as opções estão o doce de figo, mix dos deuses, abóbora com coco, goiabada cascão, cocadas e doce de leite.

- É um doce diferenciado, em todas as feiras que vamos é um sucesso - relata o proprietário Paulo Henrique Figueiró Garcia.

Quem prefere os salgados também encontra novidades.  A Casa da Picanha trouxe especialmente para a Efapi o lanche feito de costela assada com pão baguete de 20 centímetros.

- É o nosso prato especial, leva vinagrete, queijo mussarela, creme de cebola, e cebola fatiada. Está tendo boa aceitação - diz Donisete Araujo, proprietário.

Já o Forno D’oro Pizzaria trouxe neste ano música ao vivo todos os dias, ala vip servindo chopp, além de almoços e jantas.

- Estamos felizes porque as pessoas voltam e isso é muito gratificante - relata o proprietário Luiz Lanzarine.

Com apoio da Prefeitura a Feira Livre também está disponibilizando produtos naturais, como suco, caldo de cana, além de café, e pastel.

- Nós nos juntamos e conseguimos o espaço - conta Maico de Oliveira proprietário de uma das tendas. Com 1.200 metros quadrados de área coberta, a praça de alimentação possui diversas tendas disponibilizando toda a linha de lanches, porções e doces.

Segurança Alimentar
Para garantir a qualidade das refeições, a Comissão Central Organizadora (CCO) tem rigor total com a higiene. Quase todos os prestadores de serviços selecionados já atuaram em feiras anteriores. Todos portam carteira de saúde com validade durante o período da EFAPI.

- O movimento até agora está dentro do esperado, estamos muito satisfeitos - resumiu coordenador da Comissão de Alimentação Ivonei Barbiero e complementa “nossa principal preocupação é em relação a um alimento bem manipulado. Nós prezamos muito a segurança alimentar”.

Para trabalhar na área de gastronomia do parque é necessária uma credencial fornecida pela Vigilância Sanitária. Um treinamento de boas práticas em manipulação de alimentos foi oferecido gratuitamente antes de iniciar a feira, através do convênio que a Prefeitura de Chapecó firmou com o Centro de Tecnologia de Alimentos do SENAI. O curso teve quatro horas de duração, aproximadamente 400 pessoas participaram.

Pontos de alimentação na Efapi 2017
Churros da Ivani, Cachorro Quente, Sovete, Don Sini, Pasteca, Espetinho, Cachorro Quente, Churro, Forno d’Oro, Da Casa Lanches, Boca lanches, Cheiro Verde, Giga Choperia, Pão Dora,  Cocadas Sabor Da Bahia, Crepes, Sorvete, Matias Lanches, Lanchonete, Food Trailer, Paladar Lanches, lanchonete Maria fumaça, Espetinho, Raffaello Gelato, El Saboroso, Sensação do Mate. (MB Comunicação)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar