Geral - 01 Ago 2018 16:48

Sistema de coleta de resíduos de Chapecó é tema de Seminário no Sul do Estado

Por: Nathan Favero Varela
 

O Município de Chapecó foi case na última semana do Seminário de Gestão de Resíduos Sólidos de Criciúma, no Sul do Estado. Os representantes do Departamento de Resíduos Sólidos da Administração Municipal e da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Solidários de Chapecó (ARSOL) palestraram sobre a experiência do Município na gestão da coleta do lixo orgânico e reciclável e o papel dos catadores neste processo.

O convite para participar do Seminário surgiu após a visita de servidores públicos da Prefeitura de Criciúma no mês de julho à Chapecó, onde eles conheceram de perto como funciona o nosso sistema de coleta de resíduos. A palestra foi conduzida pela Gerente de Resíduos Sólidos, Vanusa Maggioni, e pelo Presidente da ARSOL, Vanderlei Gnoato.

Em Santa Catarina, Chapecó é o único Município que possui Sistema de Coleta Seletiva automatizada. Ao todo são 1300 pares de contêineres distribuídos por onze bairros da cidade. Outro diferencial está na coleta seletiva do lixo reciclável que é realizado na área rural de Chapecó. A maioria dos Municípios realiza este tipo de coleta apenas na área urbana. O bom exemplo da nossa gestão dos resíduos sólidos passa também pela importante parceria firmada entre Administração Municipal e os catadores de materiais recicláveis. Hoje são 15 associações cadastradas e regularizadas, e mais de 150 famílias que têm a reciclagem como principal fonte de renda.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar