Geral - 14 Mai 2018 16:20

Sebrae/SC e Amosc lançam projeto LIDER nesta terça-feira em Chapecó

Por: Nathan Favero Varela
 

Um projeto nacional será desenvolvido a partir deste mês no oeste: é o LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional, iniciativa do Sebrae/SC e da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc). O lançamento está programado para as 11h30 desta terça-feira (15 de maio), no Hotel Bertaso, em Chapecó.

        O coordenador regional do oeste do Sebrae/SC Enio Albérto Parmeggiani antecipa que participarão do lançamento empresários, executivos, gestores municipais, universidades e representantes de entidades da sociedade civil, com perfil de liderança e potencial para construir uma rede de parceiros da região, visando à elaboração de uma agenda regional de desenvolvimento.

        Prestigiarão o lançamento os diretores estaduais do Sebrae/SC Carlos Guilherme Zigelli (superintendente), Anacleto Ângelo Ortigara (diretor técnico) e Sérgio Cardoso (diretor administrativo), além do presidente da Amosc e prefeito de São Carlos Rudi Miguel Sander, empresários, administradores públicos e jornalistas.

O Sebrae disponibilizará a metodologia LIDER para a mobilização, qualificação e integração de lideranças regionais e elaboração de uma agenda regional de desenvolvimento. Ao final de oito encontros, com duração aproximada de oito meses, estará consolidada uma agenda para o desenvolvimento da região, com plano de ação e governança formada por prefeitos e outras lideranças do oeste.

“Com esse programa os projetos individuais dos municípios tem mais chance de se tornarem regionais. É uma forma de pensarmos em conjunto as necessidades das cidades envolvidas”, observa Zigelli.

        O programa LIDER estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, trabalhando três dimensões da competitividade: a sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).

        Os encontros regionais iniciarão em breve e cumprirão oito etapas: construção da coesão e identidade do grupo, gestão compartilhada da mudança, desenvolvimento da liderança empreendedora, oportunidades de articulação e negociação, escolha do futuro da região, formulação de estratégias de desenvolvimento, elaboração do plano de ação e institucionalização e governança do desenvolvimento da região.

Os investimentos serão da ordem de 400 mil reais, sendo 80% deste valor oriundo de recursos do Sebrae e o restante custeado pelos parceiros.

SERVIÇO

O QUE: Lançamento do Projeto LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional.

QUANDO: terça-feira, dia 15, às 11h30 da manhã.

ONDE: Hotel Bertaso, em Chapecó.

FONTES: Representantes do Sebrae e Amosc.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar