Geral - 11 Set 2018 14:40

Reitor da Unochapecó conhece o cenário inovador da China em missão técnica

Por: Nathan Favero Varela
 

Nada melhor do que se inspirar em quem é referência no assunto, não é mesmo? Por isso que uma comitiva brasileira foi para a China, de 12 a 24 de agosto, para conhecer de perto o cenário inovador do país. A missão técnica foi promovida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). A Unochapecó, que está muito atenta às áreas de inovação e tecnologia, esteve representada pelo reitor da Universidade, professor Claudio Jacoski. O objetivo é trazer exemplos de sucesso para a nossa região e transformá-la cada vez mais em referência.

Na China, a comitiva visitou em Pequim, Xangai, Shenzhen e Hong Kong instituições modelo no segmento, como parques tecnológicos, empresas, universidades e centros de pesquisa. A evolução chinesa nesses setores não só coloca o país em outro patamar, como também provoca uma concorrência mundial na busca por novas ferramentas tecnológicas, que trazem grandes benefícios a todos os nichos, desde industriais até ambientais. “Entendemos que a China, nos últimos anos, vem se destacando de tal forma que há um espaço econômico no mundo já tomado pelo país. Conseguimos perceber que é importante o que está acontecendo por lá, por isso é fundamental que a gente conheça de perto todo esse movimento”, destaca o reitor.

A Unochapecó, desde sua implantação, tem se envolvido com a comunidade e oferecido soluções importantes para o desenvolvimento regional. Para ampliar as ações já realizadas por meio dos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, além dos programas de extensão e dos projetos de pesquisa, a Unochapecó passou a gerir o Parque Científico e Tecnológico Chapecó@. A ideia é transformar ainda mais a região por meio da inovação e tecnologia. “Para a Universidade, essa missão na China é uma forma de entender um pouco a evolução que se teve no país a partir desta estratégia de parques. Estamos começando a nossa estratégia e nada melhor do que ver algo que realmente deu certo”, acrescenta o professor.

Segundo ele, das experiências adquiridas, os modelos de estrutura e estratégia servirão muito como referência para o Parque Chapecó@.  “Em cada espaço que visitamos tivemos a oportunidade de conhecer a estrutura organizacional, aquele modelo que a gente desenvolveu pro nosso parque pode ser comparado hoje com o que vimos lá. Foram 11 dias praticamente sentados, ouvindo eles nos apresentarem suas estratégicas, as organizações e os números. Nos deram condições de olhar de uma forma diferente o que estamos fazendo, evoluir e dar novos passos para melhorar o que a gente pensa para o nosso parque”.

Além de conhecer de perto essa realidade, a viagem oportunizou novos contatos para, quem sabe, futuras parcerias. “Foi uma experiência muito rica e que eu acredito que trará muitas oportunidades para nós. Tivemos contatos com várias instituições e, agora, vamos tentar dar passos firmes para encaminhamentos de parcerias que podem surgir. Não se descarta, inclusive, parcerias com os parques, pois percebemos que são organizações muito abertas para isso, principalmente para o Brasil”, acredita o reitor.

Que o futuro está totalmente voltado para a área da inovação e as novas tecnologias, isso ninguém tem dúvidas. A Unochapecó acredita que a formação profissional também passa pelo empreendedorismo. “Aquela estrutura antiga, onde as pessoas se formavam para ser empregados, tende a diminuir. A tendência é que o jovem seja o dono seu próprio negócio, do seu aplicativo, do seu projeto. A Unochapecó será o caminho para essa condição e a região também ganha muito com isso. Afinal, começamos cada vez mais a trazer soluções para a nossa comunidade”, finaliza.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar