Chapecoense - 06 Dez 2017 14:23

Rampa coberta na Apae homenageia advogado

Ricardo Philippi Porto, que era voluntário na entidade, faleceu na tragédia com o voo da Chapecoense
Por: Nathan Favero Varela
 

“A Apae era como um filho para ele.” Essa frase foi expressa na manhã desta terça-feira, 5 de dezembro, Dia Internacional do Voluntário, em evento no qual a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) homenageou um de seus voluntários, que foi uma das vítimas do acidente com o voo da Chapecoense em Medellín, em 29 de novembro do ano passado. Para concretizar essa homenagem, e aproveitando a simbologia da data consagrada aos voluntários, a Apae de Chapecó denominou com o nome “Ricardo Philippi Porto” a rampa coberta que dá acesso à sede da associação, no Bairro Palmital.
No evento, o presidente da Apae, Leandro Ugolini, falou emocionado sobre o homenageado, que foi seu amigo por longo tempo. Lembrou que Ricardo estava sempre presente nas reuniões da diretoria realizada nas terças-feiras. Salientou que a proposta de melhorar o acesso foi feita pelo próprio Ricardo. “Ele sempre dizia que teríamos que buscar parceiros para construir o acesso sem pegar dinheiro da Apae”, rememorou o presidente da instituição.
Em nome da família, o pai de Ricardo, Ilvânio Loss Porto, falou da importância da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais para o homenageado. “Meu filho tinha a Apae como um filho para ele, era o que dizia, e sentíamos que tinha responsabilidade familiar com a Apae Chapecó.”
Representando a administração municipal, o vice-prefeito Elio Francisco Cella destacou a importância da rampa como estrutura especial que facilita o acesso para os usuários da Apae. Também reafirmou o apoio da administração pública à Apae e disse que a instituição faz parte da história do município.
A inauguração contou, ainda, com a presença do juiz diretor do Foro da Comarca de Chapecó, Gustavo Emelau Marchiori, e dos parceiros na construção da rampa. Foram eles o arquiteto e urbanista André Schoeninger, a arquiteta de interiores Fernanda Moschetta, as empresas Angelira, Engeaço Estruturas Metálicas, Hard Comércio de Fixadores e Resinas e Rissi Fachadas e Esquadrias e o Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina. Autoridades e representantes do homenageado e dos parceiros receberam quadros pintados por usuários da Apae.
Ricardo Philippi Porto
Nascido em 01 de novembro de 1969, Ricardo foi convidado em 2013 para fazer parte da diretoria da Apae na gestão 2014/2016. Tomou posse como segundo secretário em 2 de janeiro de 2014 e a partir daí inteirou-se da estrutura administrativa e dos serviços ofertados pela instituição.
Já em março do mesmo ano, Ricardo Porto passou a orientar pais e familiares sobre obrigações legais com relação aos filhos usuários da escola da Apae. Em setembro de 2014 foi convidado para atuar como procurador jurídico da Apae Chapecó, atividade que exerceu também em caráter voluntário.

EXTRA COMUNICA


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar