Eventos, Expo Oeste - 10 Out 2015 15:01

Provas de Cavalo Crioulo reúnem competidores de todo o Brasil

As competições acontecem até o domingo (11)
Por: Sandra Ambrosio
 
Provas de Cavalo Crioulo reúnem competidores de todo o Brasil A chuva atrapalhou um pouco as condições da arena de disputas (Foto: Sandra Ambrosio/TSC)

Produtores de Cavalos Crioulos de todo o Brasil estão em Chapecó, neste fim de semana, para participar de competições da categoria. São 50 competidores e mais de 150 animais que serão avaliados em provas de análise morfológica, campo, laço, credenciadora e paleteada.

O evento é organizado pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Oeste Catarinense (NCCCOC). As provas credenciarão machos e fêmeas para a competição internacional Freio de Ouro 2016, que acontece na Expointer (RS), com competidores dos países do Mercosul.

O inspetor técnico da ABCCC, responsável por validar o evento perante a associação e o Ministério da Agricultura, Adolfo José Martins Neto, explica a importância da prova morfológica para os produtores de cavalos crioulos:

- Ser vencedor é ter a qualidade dos animais reconhecida, o que agrega valor comercial e, por consequência, a genética vencedora tem a possibilidade de ser disseminada - comenta.

Para o presidente da NCCCOC, Thiago Luiz Spessatto, trazer esta competição para Chapecó significa impulso para economia local, pela a geração de emprego direto através do investimento no transporte, alimentação e medicamentos.

- Além disso, é uma forma de difundir a raça de Cavalo Crioulo na região Oeste Catarinense, potencializando o interesse de novos criadores - complementa.

Programação
Neste sábado às 17 horas terá prova de campo machos e fêmeas, às 19 horas a campereada oficial e às 21 horas a raspadinha laço dupla – somente com cavalo crioulo. No domingo (11), as provas iniciam às 9 horas com a final da credenciadora. Às 12 horas haverá entrega de prêmios, às 13h30 paleteada oficial e às 15 horas, raspadinha laço dupla – somente com cavalo crioulo.

As competições escolheram os melhores animais de cada categoria (Foto: Assessoria/MB)As competições escolheram os melhores animais de cada categoria (Foto: Assessoria/MB)

 


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar