Esportes - 02 Ago 2017 16:40

Projeto Atleta do Futuro: Chapecó tem cerca de 3 mil atletas participantes

Por: Nathan Favero Varela
 

Com 17 anos a atleta chapecoense do Taekowondo Amanda Kingerski é da equipe reserva da Seleção Brasileira Juvenil e tem na carreira diversos títulos conquistados. Os últimos alcançados em 2017 foram o Vice Campeonato Brasileiro e a primeira colocação nos Jogos Universitários Catarinenses, garantindo vaga para os Jogos Universitários Brasileiros.

Amanda começou a treinar com 11 anos, incentivada pela mãe, no Projeto Atleta do Futuro na escolinha do bairro Colatto. Ela foi crescendo no esporte e buscando as graduações. Em menos de 4 anos já era faixa preta. Hoje é Kiosionin (professora / mestre) no Projeto Atleta do Futuro do CEU – Centro das Artes e Esporte Unificado e tem 35 alunos.
- Se não fosse o Projeto Atleta do Futuro na minha vida não sei o que estaria fazendo hoje e qual seriam as minhas atividades - comentou. Ela hoje está cursando Arquitetura e Urbanismo e pretende conciliar as duas atividades.


Projeto Atleta do Futuro

O esporte como ferramenta de transformação social direcionado para jovens entre 07 e 14 anos. Esse é o principal objetivo do Projeto Atleta do Futuro desenvolvido em Chapecó desde 2005. Por meio do projeto, crianças e adolescentes desenvolvem atividades esportivas em 91 turmas divididas em 14 modalidades espalhadas em polos de escolinhas e distribuídas em todas as regiões do Município. O projeto Atleta do Futuro oferece 14 modalidades esportivas e atende gratuitamente cerca de 3 mil crianças e adolescentes. As modalidades oferecidas são: Atletismo, Basquetebol, Futebol, Futsal, Ginástica Rítmica e Artística, Handebol, Karatê, Judô, Taekwondo, Tênis de Mesa, Voleibol, Natação e Xadrez.

André Chaves é pai do Pablo Henrique de 14 anos que participa do Atleta do Futuro na modalidade basquete. Ele conta que o filho sempre teve o gosto pelo esporte e foi convidado por um colega da escola para participar da escolinha. André comenta que hoje o sedentarismo, causado especialmente pelo uso das tecnológicas, tem acometido muitas crianças e adolescentes.
- Na minha época era diferente, gostávamos de brincar nas ruas, jogar bola e correr. Hoje o jovem quer jogar videogame e não pode estar em qualquer lugar devido a segurança - comentou.
Ele destaca ainda que filho joga a pouco tempo basquete, mas a família já percebeu diferença no comportamento do adolescente.
- Ele tem acompanhamento do professor, faz exercício, faz amizades, realiza atividades diferente e ainda emagrece - comentou. 

De acordo com o Secretário de Juventude, Esporte e Lazer de Chapecó, Itamar Agnoletto, o projeto Atleta do Futuro foi instituído no município em 2005 e através dele, muito atletas iniciaram nas categorias de base das modalidades oferecidas, foram se desenvolvendo, e hoje atuam nas modalidades de rendimento. Alguns se destacaram mais e foram convocados para seleções do estado disputando competições nacionais e até internacionais.
- Os polos das escolinhas estão localizadas nos bairros, centro, distritos e loteamentos de nossa cidade, com o objetivo de formar atletas, promover o bem estar social contribuindo assim na formação de cidadãos e futuros campeões no esporte, mas acima de tudo campeões na vida - destacou Agnolletto.


Como participar

Os interessados em participar devem ter entre 07 e 14 anos e devem estar matriculado na escola e que irão participar da escolinha no contraturno escolar. Para saber sobre a disponibilidade de vagas e locais dos treinamentos, é necessário procurar a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, das 13 às 19 horas.
- Algumas modalidades tem lista de espera, já outras, pode iniciar a prática do esporte imediatamente - explicou. (Assessoria)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar