Geral - 06 Fev 2018 14:06

Professores e coordenadores recebem formação do Instituto Ayrton Senna

Por: Nathan Favero Varela
 

Em 2018, modelo de Ensino Médio Integral em Tempo Integral em SC recebeu a adesão de 17 novas escolas, totalizando 30 unidades. Matrículas estão abertas para jovens que quiserem ingressar no modelo inovador de educação integral

Cerca de 650 profissionais, entre professores, coordenadores da secretaria de Educação e especialistas do Instituto Ayrton Senna estão reunidos em Lages para uma semana de intensa formação sobre o Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI). Na segunda e terça-feira, 5 e 6, o encontro será com profissionais das 17 escolas que iniciarão o Programa em 2018. Já nos dias 7 e 8, a formação reúne os profissionais das 13 escolas que ofertaram o EMITI ao longo de 2017.

O objetivo da formação é que os professores entendam o referencial teórico e metodológico do Programa e experimentem novas práticas pedagógicas. Além disso, também oferece aos professores formas diversificadas de acompanhar e avaliar a aprendizagem dos alunos, bem como estimular sua participação como protagonistas dos momentos de planejamento e avaliação, individuais e coletivos, previstos na escola. Com isso, será possível o desenvolvimento integral dos estudantes e a construção de uma comunidade de sentido na escola.


Sobre o projeto
A Proposta de Educação Integral para o Ensino Médio teve início em 2017 e conta com parceria do Instituto Ayrton Senna e apoio do Instituto Natura. O objetivo é oferecer oportunidades para os educadores e jovens para a construção conjunta de uma educação que valoriza o aprendizado de conteúdos tradicionais, mas também desenvolve competências essenciais para a vida profissional e pessoal de professores e estudantes.

Mais do que ampliar o tempo de aula, essa proposta amplia também as conquistas da educação. De forma integrada à aprendizagem dos conteúdos de português, matemática, história, entre outros, também consegue incentivar os jovens a desenvolverem competências altamente valorizadas no mundo atual, como resolução de problemas, responsabilidade, comunicação, abertura para o novo e criatividade, conhecidas como competências para a vida. Além disso, a proposta também traz resultados claros na aprendizagem: em Matemática, escolas que aderiram à proposta em 2017 tiveram desempenho 9,4% superior às demais da rede, enquanto que em Língua Portuguesa o desempenho foi 12,3% maior.

- Para os pais e responsáveis, esse projeto é uma oportunidade de, por meio do ensino público e gratuito, proporcionarem aos seus filhos e filhas uma educação de qualidade no Ensino Médio. Nessas escolas, os estudantes encontrarão oportunidades para se formarem como pessoas, cidadãos e futuros profissionais - afirma o gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna, Helton Lima.

Ele também destaca que a iniciativa consegue desenvolver nos jovens maior capacidade de enfrentar os desafios e de aprender mais e melhor na escola, tanto para atuar na sociedade, quanto para entrar, permanecer e se desenvolver no mercado de trabalho.
Para isso, as aulas e projetos partem de questões e desafios do mundo real, estimulam a criação, a participação ativa e a colaboração, e levam o estudante a vivenciar e colocar em prática as habilidades. No Projeto de Vida, um dos componentes da proposta, os jovens têm a oportunidade de pensar, planejar e começar a construir sua trajetória pessoal, com o apoio dos professores e da família.

Por meio de formações realizadas ao longo do ano com as equipes e especialistas do Instituto Ayrton Senna, os profissionais das escolas e das regionais envolvidas contribuem com a construção e aprimoramento da proposta. Nos encontros, são trabalhadas as metodologias de ensino e mudanças curriculares que proporcionam essa formação integral. As equipes recebem acompanhamento ao longo do ano todo. Assim, tanto estudantes quanto educadores ganham oportunidades de serem protagonistas dessa ação.


Escolas com EMITI em 2018


Escolas com EMITI em 2017 e 2018

Sobre o Instituto Ayrton Senna

Há mais de 20 anos, o Instituto Ayrton Senna contribui para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação. Nossa missão é desenvolver o ser humano por inteiro, preparando para a vida no século 21 em todas as suas dimensões. Impulsionados pela vontade do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna de construir um Brasil melhor, atuamos em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outras organizações para construir políticas e práticas educacionais baseadas em evidências. Estamos em permanente processo de inovação, continuamente investigando novos conhecimentos para responder aos desafios de um mundo em constante transformação.

Partindo dos principais desafios da educação identificados por gestores e educadores com quem trabalhamos no dia a dia, produzimos, sistematizamos e validamos conhecimentos críticos para o avanço da qualidade da educação, em um trabalho conjunto com as redes públicas de ensino. Todo o conhecimento produzido é compartilhado com mais atores por meio de iniciativas de formação, difusão, cooperação técnica e transferência de tecnologia.

Nossas ações são financiadas por doações, recursos de licenciamento e por parcerias com a iniciativa privada. Considerando iniciativas voltadas para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, estamos em 18 Estados e mais de 660 municípios, apoiamos a formação de cerca de 50 mil profissionais por ano e beneficiamos a educação de mais de 1,5 milhão de alunos por ano. www.institutoayrtonsenna.org.br


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar