Geral - 20 Jun 2018 14:59

Unochapecó promove ações sobre educação ambiental para crianças

Por: Nathan Favero Varela
 

Hoje em dia, quando o meio ambiente está em estado crítico, devemos cada vez mais possuir um perfil sustentável, contribuir com a natureza e visualizar os problemas (que na verdade são nossos) com olhos bem abertos. É por isso que o ‘Encontro de Educação Ambiental para a Infância’, realizado pela Unochapecó todos os anos, desde 2008, tratar deste tema justamente com quem está aprendendo sobre o mundo: as crianças. Uma das ações do projeto aconteceu na última quinta-feira (14/06), quando a Universidade recebeu com diversas oficinas educativas os alunos do terceiro e quarto anos da Escola Básica Municipal Jardim do Lago, de Chapecó, e do Núcleo de Ensino Fundamental, de Nova Itaberaba.

Durante o encontro, os estudantes aprenderam sobre assuntos voltados à biodiversidade regional, assim como a promoção de atitudes voltadas à conservação e ao equilíbrio ambiental. E também sobre guarda responsável de animais domésticos. Matheus Garleto, aluno da Escola Jardim do Lago, conta que as atividades o ajudaram a compreender melhor a forma como os ecossistemas funcionam. “Procuramos com binóculos animais em cima das árvores, foi muito divertido e conseguimos entender um pouco mais sobre a natureza”.

A professora Ana Cristina Confortin, uma das responsáveis pelo projeto, explica que as ações contribuem para a construção de um caráter sustentável nas crianças. “As atividades serão úteis para que comecem a desenvolver hábitos e atitudes voltadas à conservação da biodiversidade regional, para que tenham mais cuidados e responsabilidades diante dos animais de estimação”, explica.

Para a professora da escola de Nova Itaberaba, Rosane Rigo, as dinâmicas usadas com as crianças foram essenciais para que elas reflitam sobre as suas práticas do dia a dia. “A Unochapecó está de parabéns, pois é trabalhando com os pequenos que se faz a mudança”, comenta. O evento é realizado pelos cursos de Ciências Biológicas, Medicina Veterinária e Pedagogia da Universidade, em conjunto com o Museu de Ciências Naturais, os projetos de Extensão ‘Viveiro Educativo’ e ‘Brinquedoteca’ e o Mestrado em Ciências Ambientais da Unochapecó.

*Estagiário, sob a supervisão de Greici Audibert

Fotos: Unochapecó


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar