Comunidade, Eleições, Política - 12 Ago 2015 11:59

Mobilização pede a redução do número de vereadores em Chapecó

Entidades vão recolher assinaturas de apoio à petição
Por: Andressa Nascimento
 
Mobilização pede a redução do número de vereadores em Chapecó Reunião foi feita na manhã desta quarta-feira (12) (foto: Aline Dosso/Tudo Sobre Chapecó)

Entidades representativas de Chapecó reuniram-se na manha desta quarta-feira (12) para dar inicio a uma mobilização que pede a redução do número de vereadores na capital do Oeste. A campanha “Chega de faz de conta!”, tem como objetivo reduzir em seis as vagas para vereador na Câmara Municipal, reduzindo assim o número de legisladores dos atuais 21 para 15.

O objetivo é que essa mudança aconteça nas eleições de 2016, onde serão eleitos os novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que atuarão por quatro anos. Para Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom), que estão à frente da Campanha, a redução do numero de vereadores iria trazer uma redução principalmente na questão financeira, já que, de acordo com estudo apresentado, cada vereador custa R$ 520 mil por ano, totalizando um custo anual de R$ 10,9 milhões. Com a redução para 15 vereadores a economia seria de 3,2 milhões ao ano.

Através desta emenda de iniciativa popular com respaldo da Lei Orgânica do Município de Chapecó (LOM), as entidades buscam assinaturas para fazer valer a redução no número de cargos. São necessárias 10 mil assinaturas para fazer valer a medida. Atualmente outras 400 cidades do país buscam a redução do número de vereadores através de medidas como essa.

- É preciso que a população esteja unida para começarmos a mudança que queremos. Para fazer valer a emenda, é preciso de 10 mil assinaturas, mas creio que vamos conseguir muito mais, já que boa parte dos chapecoenses concordam com o proposito da Campanha. – destaca o presidente da CDL, José Carlos Benini.

O recolhimento de assinaturas inicia neste domingo (16) em meio à mobilização que acontecerá na Praça Coronel Bertaso, no Centro. Todos os munícipes podem assinar a petição, mas é necessário apresentar o título de eleitor (ou pelo menos saber o número) e ser votante em Chapecó. O município possui aproximadamente 200 mil habitantes e, desde 2010, aumentou o numero de vereadores para o máximo permitido pela Constituição Federal, ou seja, 21 vereadores.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar