Geral - 20 Dez 2017 14:22

Livro Cooperação como Herança será lançado nesta quarta-feira, 20 de dezembro

Por: Nathan Favero Varela
 

O livro Cooperação como Herança é resultado de 319 horas de gravações, material coletado a partir de 86 entrevistas com famílias agricultoras e 108 entrevistas com atores importantes no desenvolvimento do cooperativismo. Os conteúdos derivaram ainda de 908 páginas de manuscritos, além da utilização de informações de mais de 30 entrevistas de arquivo do Cemac – Centro de Memória Alfa MaxiCrédito. Para fonte de pesquisa, a equipe do projeto higienizou e digitalizou ainda 9.300 páginas de jornal. Outros 300 documentos e fotografias, recebidos dos associados e entrevistados, foram digitalizados. Para o projeto, foram produzidas mais de oito mil fotografias. No total, a equipe de pesquisa percorreu 9.359 quilômetros.


As temáticas da obra abordam o desenvolvimento do Oeste catarinense a partir da intensificação do cooperativismo e como este movimento contribuiu para o crescimento da economia. “O cooperativismo inserido nas famílias e que passa de pai para filho e a entre-ajuda como um valor intrínseco à cultura das pessoas são temas centrais do livro”, salienta a historiadora do Cemac, Elisandra Forneck. Ainda conforme Elisandra, o projeto traz vigoroso reconhecimento da história regional, de seu desenvolvimento cultural e social. “Além de difundir e fomentar o comportamento do pensar, do produzir e do partilhar coletivo”.


O Coordenador da Comissão 50 anos da Cooperalfa, 1º vice-presidente Cládis Jorge Furlanetto, destaca que o livro é um importante marco para os 50 anos da cooperativa. “É importante preservar nossa história, sempre com a visão de que as futuras gerações possam ter um registro importante sobre isso. O livro será também importante para divulgação do sistema cooperativo como um todo, no Brasil e internacionalmente”.


Cooperação como Herança

O projeto Cooperação como Herança foi realizado com recursos da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, via Ministério da Cultura. A Cargill é o apoiador financeiro do projeto. A empresa Liga Produção de Porto Alegre conduziu o trabalho. O livro a ser lançado neste 20 de dezembro faz parte das comemorações dos 50 anos da Cooperalfa.

Além da versão impressa, o projeto prevê mil exemplares com capa em braile e CD audiolivro para acesso do conteúdo para portadores de deficiência visual. O livro também está disponível para acesso digital na página http://www.cooperalfa.com.br/cooperacao-como-heranca


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar