Comunidade, Geral, Trabalho, Trânsito - 17 Abr 2015 16:17

Linhas e horários do transporte público de Chapecó a um toque

Com o Moovit, saber os horários das lotações e até fazer reclamações vai ficar mais fácil
Por: Andressa Nascimento
 
Linhas e horários do transporte público de Chapecó a um toque Aplicativo em uso (foto: Moovit)

As empresas que atuam no transporte coletivo de Chapecó, Auto Viação Chapecó e Transportes Tiquin, apresentaram nesta sexta-feira (17) um novo sistema que oferece informações sobre horários e linhas disponíveis em todos os pontos da cidade. Acessível através dos smartphones, o aplicativo Moovit vai facilitar a vida de quem depende do transporte urbano no município.

A disponibilização do sistema por meio do Moovit ocorre a partir da necessidade identificada dos usuários saberem mais especificamente em quais horários os ônibus passam nos pontos, para que possam se programar. Hoje isso é feito a partir de telefonemas e do acesso aos sites das empresas, busca essa que será facilitada com o aplicativo. A tecnologia foi criada pela empresa israelense Moovit. Sua utilização já ocorre em outros 45 países, com mais de 15 milhões de usuários em 31 idiomas.

Transporte em Chapecó
Dados apresentados nesta manhã mostram que Chapecó possui hoje 817 paradas e 22 linhas de transporte que fazem 150 viagens diferentes. Através do aplicativo, os usuários do transporte público de Chapecó poderão ver todos os horários em cada uma das linhas disponíveis, bem como procurar qual o ônibus precisa pegar através do ponto onde está e aonde quer chegar.

O aplicativo utiliza a colaboração do usuário para apontar, em tempo real, qual a localização do ônibus. Com feedback proporcionado pela plataforma, os usuários podem informam a empresa sobre problemas com o coletivo, como atrasos, mal atendimento, velocidade de trânsito e até mesmo acidentes. Tudo para facilitar a vida dos chapecoenses.

Lançamento do programa (foto: Andressa Nascimento/Tudo Sobre Chapecó)Lançamento do programa (foto: Andressa Nascimento/Tudo Sobre Chapecó)

Como baixar
O aplicativo está disponível gratuitamente a todos os usuários de smartphones com sistema Android, iOS ou Windows Phone através da loja de aplicativos. Basta procurar por Moovit e fazer o download do aplicativo. A plataforma oferece opções como a consulta de horário e de linhas, quais linhas pode usar para chegar ao destino desejado e quanto tempo de espera até o próximo ônibus chegar à parada onde estiver, entre outros recursos.

Por hora, o aplicativo estará funcionando em fase de teste, mas, em duas semanas, deve estar com plenas configurações. Para auxiliar os usuários na adaptação da nova tecnologia, as duas companhias vão disponibilizar funcionários no Terminal Urbano e nos pontos de venda, para explicar aos usuários como baixar e utilizar o Moovit. 

vice-prefeito Buligon testou e aprovou o aplicativo (foto: Andressa Nascimento/Tudo Sobre Chapecó)vice-prefeito Buligon testou e aprovou o aplicativo (foto: Andressa Nascimento/Tudo Sobre Chapecó)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar