Cultura - 03 Abr 2018 15:38

Inicia a Maratona Visual na Escola de Artes

Por: Nathan Favero Varela
 

Pelo segundo ano consecutivo a Escola de Artes de Chapecó realiza a Maratona Visual. Serão três meses de atividades educativas, exposições, oficinas e ações que estimulam a produção na área das Artes Visuais. A ação tem como objetivo principal incentivar o interesse pela área, oportunizar o conhecimento, valorizar artistas e produções locais e construir os sentidos artísticos, como percepção, sensibilização, criação e imaginação.

De acordo com o Secretário de Cultura, Nemésio Carlos da Silva, essas ações estão sendo desenvolvidas com o objetivo de fomentar esta linguagem artística no Município. “Chapecó tem um cenário muito rico e produtivo nas artes visuais e esse cronograma de atividades aproxima cada vez mais, as ações da comunidade”, disse.

Programação

As atividades iniciaram em março com a abertura da Exposição “Humano”, composta por trabalhos que integram o acervo da Escola, com as produções dos alunos dos cursos de desenho e pintura e expressão visual. AMostra aborda questões atuais como infância perdida, o efeito do tempo e etnias, a fim de estimular a reflexão na sociedade contemporânea. Os trabalhos ficam expostos até o dia 27 de abril, no Hall da Instituição.

Para quem tem interesse em aprender um pouco mais sobre Stencil, o artista Digo Cardoso ministrará uma oficina no próximo sábado dia 7 de abril. A técnica trata-se da transferência de imagem, por meio da aplicação de tinta, por meio do corte ou perfuração em uma matriz (papel, por exemplo). O Stencil é um movimento artístico urbano que vem crescendo em paralelo com o Graffiti e outras vertentes da arte de rua. A história, a evolução e as referências serão abordadas em sala e o resultado final será a atividade prática, pintada nas paredes da Escola de Artes.

O artista também ministrará uma oficina de Grafitti no dia 28 de abril. A ideia é mostrar a linguagem como ferramenta socioeducativa em expansão. Será realizado um bate papo com os oficineiros contando a evolução desta arte e seus impactos na sociedade, apresentação dos materiais utilizados e, como finalização, produzirão um painel colaborativo. O artista traz ainda sua trajetória na arte de rua, sendo referência no Grafitti com trabalhos desenvolvidos no Brasil e no Exterior. Essas duas oficinas terão o custo de R$45 cada uma.

Do dia 30/04 até o dia 30/05 estará disponível para apreciação a Exposição Individual Giovana Tartas. Formanda no curso de Desenho e História da Artepela Escola, Giovana possui uma produção sensível na linguagem, abordando nessa exposição os sentimentos e buscando formas de representá-lo. A Mostra traz desenhos variados com foco na figura feminina.

No sábado, 26 de maio acontecerá a Oficina de Estamparia, em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina, Campus São Carlos. A atividade irá abordar conhecimentos básicos das técnicas de composição, cores e estampas. Desta maneira, o aluno terá a possibilidade de tornar seus produtos exclusivos, característicos das técnicas artesanais. A oficina fornece ferramentas para desenvolver a criatividade do aluno apresentando referências, suportes e materiais que possibilitem a criação de estampas artesanalmente.

Em junho, no dia 9, a Oficina de Encadernação marca as atividades da Maratona. A Encadernação Artesanal é um conhecimento agregado às pessoas que utilizam desta técnica para apresentação de portfólios com trabalhos profissionais ou acadêmicos, montagem de encadernações como livros, cadernos e álbuns. A atividade tem o objetivo de aplicar estampas autorais desenvolvidas na oficina de Estamparia através de diferentes técnicas de encadernação e costuras artesanais em capa dura e flexível. O resultado são cadernos que podem ser utilizados como portfólios e sketchbooks criativos a fim de registrar e guardar as produções artísticas do próprio aluno. As duas oficinas terão o custo de R$20 cada.

Para encerrar as atividades a 14ª edição da Maratona Fotográfica Cidade de Chapecó está marcada para acontecer no domingo, dia 05/08. O evento que reúne fotógrafos profissionais e amadores de diferentes locais do país, terá duração de 12 horas e envolve diferentes temáticas reflexivas atuais. Todas as produções serão expostas no dia 18/08, com divulgação das fotografias premiadas.

Inscrições

Todas as oficinas serão desenvolvidas na Escola de Artes, Avenida Nereu Ramos, 729D, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30, nas datas já citadas. As inscrições podem ser feitas na Sede da Escola no horário de atendimento, de segunda a quinta-feira das 7h45 às 12h e das 13h às 21h30, e nas sextas-feiras até às 19h.

Os proponentes devem apresentar documentos de identificação e os menores devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Outras informações pelo telefone 3322 3690 ou pelo email atend.escoladeartes@chapeco.sc.gov.br . As Exposições estrão disponíveis para apreciação no horário de funcionamento da Instituição.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar