Agricultura - 20 Out 2017 14:28

Horta escolar da EEB Sônia Zani incentiva alimentação saudável

Por: Nathan Favero Varela
 

A horta escolar é a nova aliada para despertar a consciência ambiental e estimular a alimentação saudável dos estudantes da EEB Sônia de Oliveira Zani, no bairro Passo dos Fortes, em Chapecó.  A horta implantada na escola têm 10 canteiros, que totalizam aproximadamente 400 mudas entre alface e temperos. Os produtos colhidos são levados para casa, para serem consumidos com a família.

O projeto iniciou em setembro deste ano e teve adesão de todas as séries (1º ao 9º ano), a escola conta com aproximadamente 300 alunos e oferece o ensino fundamental.  Segundo a professora Ires Lago Brisola, o projeto foi desenvolvido para reforçar o conteúdo sobre meio ambiente, cuidado com as plantas e os benefícios dos alimentos sem agrotóxicos. “Os alunos ficam ansiosos pelo momento de molhar as plantinhas. Todos participam e falam que estão fazendo a própria horta em casa”, destaca.

 

Cuidados

Os cuidados são diários, cada turma cuida do seu “pedaço de terra”, enquanto aprende novas lições. A estudante do 3º ano, Emilly Isabella Paixão levou a mãe para conhecer a horta, a família já pode experimentar estas verduras fresquinhas. “Ela ficou toda orgulhosa de levar para casa a alface que cuida”, afirma a mãe, Cleumara Aparecida Paixão.  As turmas têm a tarefa de molhar os canteiros diariamente, adubar quando necessário e mexer a terra. “Fico feliz quando sou escolhida para molhar a horta”, diz Emilly.

 

Segundo o diretor José Vitor Silveira, o objetivo também é estimular a consciência para saber a procedência dos alimentos. “Trabalhamos a valorização dos produtos orgânicos e estimulamos o consumo de saladas para ter uma alimentação mais saudável”, destaca. A escola pretende manter este projeto permanentemente. “Vamos colher e plantar novamente”, diz o diretor.


Seguem fotos da horta escolar
Crédito fotos: Andréia C.Oliveira/ADR Chapecó


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar