Goio-En, Obras - 11 Dez 2015 13:41

Goio-Ên vai ganhar Museu dos Balseiros do Rio Uruguai

Preservação da memória e história
Por: Aline Dosso
 
Goio-Ên vai ganhar Museu dos Balseiros do Rio Uruguai (Fotos:Assessoria)

Como uma forma de homenagear trabalhadores pioneiros, que contribuíram para o surgimento e crescimento da cidade, foi apresentado nesta sexta-feira (11), o Projeto do Museu dos Balseiros do Rio Uruguai (MBRU). O espaço será construído junto às instalações do Complexo Goio-Ên e visa à preservação da memória e história.
 
Esta é uma das ações previstas para comemorar o Centenário de Chapecó, que será celebrado em 2017. O novo equipamento público vai oportunizar o acesso à informação, promovendo a educação patrimonial. Será um local aberto a turistas, estudantes e comunidade, voltado à pesquisa e resgate cultural e econômico.

O Projeto do novo Museu foi aprovado pelo Ministério da Cultura. O valor total da obra é de R$ 1.640.000,00. Neste primeiro momento, serão disponibilizados R$ 350.000,00, via Lei Rouanet, com captação de recursos da Foz do Chapecó. A previsão de início das obras é para fevereiro de 2016.

Projeto
O Museu será edificado no Completo Turístico Goio-Ên, ao lado esquerdo da ponte. A construção utilizará materiais rústicos, como madeira, pedra e reboco, remetendo às características das construções da época. A principal marca da arquitetura externa do prédio será o elemento da balsa, formada por troncos de madeira. A balsa será percebida também na parte interna do museu, tendo como pano de fundo o lago e os belos morros no lado do Rio Grande do Sul.
O museu será adaptado e terá acesso específico para pessoas com deficiência (visual, auditiva, intelectual, motora, entre outros) a todos os ambientes.

 


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar