Geral - 28 Ago 2017 16:12

Frederico Manica lança novo livro na Face, nesta quinta-feira (31)

Por: Nathan Favero Varela
 

Na próxima quinta-feira (31) inicia em Chapecó a 7ª FACE (Festival do Conhecimento e Cultural Juvenil), evento que reúne educação, carreira, esporte, música e cultura jovem. Serão várias atividades abertas ao público adolescente, como palestras, seminários e tendências do mercado. Nesta edição, o escritor Frederico Manica fará o lançamento de sua mais recente obra e a doação de 800 livros à Gerência Regional de Educação (Gered), que encaminhará às escolas com ensino médio.

Aos 43 anos, o skatista instrutor e escritor, que reside em Florianópolis, coordena atividades de literatura e skate desde 1985, quando criou escolinhas de skate através da Sociedade Ginástica de Porto Alegre - desenvolvendo ações em vários estados, em parceria com instituições de ensino, grupos e equipes de atletas como da Swell Skate Camp e Banx, ambas da capital gaúcha.
Dentre seus trabalhos, o autor reúne quase uma dezena de títulos publicados. O mais recente é “Vem Comigo - Contos Gametas e Crônicas Cometas” (2017, Editora Cinco Continentes, 120 páginas), que será lançado nesta quinta-feira, durante o FACE. “Tatan - Vida de Skatista” (2013, Editora Cinco Continentes, 36 páginas) é outro livro escrito por Manica, que será doado à Gerência Regional de Educação em Chapecó (Gered). Serão distribuídos às bibliotecas escolares da rede estadual 300 exemplares do primeiro título e 500 do segundo.

Estimular para inspirar

Manica e o skatista Adriano Rebelo realizarão ações do “Papo-Reto: Literatura. Skate. Atitude”, com a finalidade dialogar com o público jovem sobre esporte, literatura e educação. Em parceria com os dois, os skatistas Luiz Marchiori Neto atual campeão brasileiro na categoria Street, Antônio Gabriel Silva, Destaque 2017 ASCOP/Overall, e Luiz Carlos Manica, 1º no Ranking Gaúcho Bowl, farão intervenções na pista de skate aberta ao público interessado pelo esporte. As iniciativas fazem parte dos projetos “Lê Brasil”, “ABC do Skate”, “Onze Skate” e têm o apoio da Associação de Skate Costeira do Pirajubaé (ASCOP/Florianópolis).
“Nosso propósito é estimular a prática do esporte através da literatura e promover, também, a formação de leitores”, comenta Frederico. “Utilizamos os livros como material complementar para o estímulo, uma vez que as narrativas integram skate e sociedade como forma de reconhecimento de uma cultura inclusiva, reconhecida como modalidade olímpica (nas Olimpíadas de 2020)”. Para o escritor, que circulou em várias cidades do Brasil, esse é um meio efetivo para sensibilizar os jovens a observarem a modalidade esportiva como estilo de vida e expressão.
A vinda dos participantes, de Florianópolis, é voluntária e contou com o apoio do Hotel Romanville, Restaurante e Pizzaria Crista, Restaurante e Lanchonete Soka, Restaurante Hangar, Cinco Continentes Editora e Ascop. A sétima edição do Festival será realizada no Parque de Exposições Tancredo Neves (Efapi) e a programação oficial inicia às 8h30 de quinta-feira e segue até o sábado.


SUGESTÃO DE BOX
Programação:
Quinta-feira (31):
16h10 - Sessão de autógrafos e doação dos livros à Gerência Regional de Educação (Sala Multiuso do Festival)
19h30 - “Papo-Reto: Literatura. Skate. Atitude” (Sala Multiuso do Festival)

Sexta-feira (01):
9h - “Papo-Reto: Literatura. Skate. Atitude” (Sala Multiuso do Festival)
15h - “Papo-Reto: Literatura. Skate. Atitude” (Sala Multiuso do Festival)
19h30 - “Papo-Reto: Literatura. Skate. Atitude” (Sala Multiuso do Festival)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar