Geral - 09 Mar 2018 15:30

Fórum de Competitividade e Desenvolvimento promove reunião em Chapecó

Por: Nathan Favero Varela
 

O aeroporto de Chapecó, a Rota do Milho, a BR-282 e as ferrovias serão os temas que nortearão reunião do Fórum de Competitividade e Desenvolvimento para a Região Oeste de Santa Catarina, no próximo dia 14 (quarta-feira), das 13 horas às 14h30. O encontro será na sala de reuniões do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec), na avenida Getúlio Vargas, 609-N, edifício Engemed, Centro, em Chapecó, sob coordenação do presidente Vincenzo Mastrogiacomo.

        O aeroporto de Chapecó atende mais de 300 municípios, compreendidos entre o sudoeste do Paraná, noroeste do Rio Grande do Sul, oeste, extremo oeste e meio oeste de Santa Catarina que somam mais de 2,5 milhões de habitantes. Assim como as rodovias e ferrovias, é um importante instrumento para fortalecer a economia da região.

        A Rota do Milho será outro tema abordado na reunião. O novo trajeto para importação do grão para Santa Catarina, ligando Paraguai a Dionísio Cerqueira, pode fazer com que o frete reduza em até 70%. O projeto da nova Rota do Milho ou conexão transfronteiriça foi apresentado em 2016 pelo Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira de Santa Catarina e é uma iniciativa do Governo do Estado, SEBRAE/SC e entidades do agronegócio, com participação do Fórum de Competitividade e Desenvolvimento. A proposta é que o milho seja adquirido nos Estados paraguaios de Itapúa e Alto Paraguai, passe pelo porto de Carlos Antonio Lopez, em Itapúa, atravesse o Rio Paraná em balsas, passando pelo Porto Sete de Agosto, no Paraguai, e siga até a divisa com o Brasil, chegando ao porto seco de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina.

        SOBRE O FÓRUM

O Fórum de Competitividade e Desenvolvimento foi criado em 2013 por iniciativa da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) para planejar o crescimento com foco no desenvolvimento econômico sustentável. Trata-se de um órgão técnico de articulação, orientação e integração regional na definição de diretrizes voltadas à competitividade e ao desenvolvimento do Oeste.

Entre as ações do Fórum está a elaboração de um caderno de reivindicações, entregue ao Governo do Estado, com prioridades de curto, médio e longos prazos nas áreas de educação, rodovias, ferrovias, aeroportos, energia, comunicação, centro de tecnologia e inovação, saúde e agricultura.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar