Agronegócio, Efapi - 10 Out 2017 15:15

Exposição de ovinos reúne os melhores exemplares de corte e leite na Efapi

Momento positivo da ovinocultura deve impulsionar as vendas
Por: Nathan Favero Varela
 

Eles chamam a atenção pela beleza e pela doçura. Quem visita o pavilhão dos Ovinos na Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (Efapi) se encanta com os animais. São 66 ovinos de 8 raças e outros 22 caprinos de 4 raças em exposição. Um deles nasceu na feira. Com poucos dias, a fêmea da raça Alpina Americana é uma das atrações da Exposição de Ovinos e Caprinos.

Entre as raças caprinas que participam da feira estão a Boer (corte), Saanen e Alpina Americana (leite)  e Anglo Nubiana (corte e leite). As raças de ovino presentes são Texel, Ile de France, Dorper e Whit Dorper, Santa Inês e Hampshire Down, todas produtoras de carne, além das raças de leite Lacaune e East Friesian.

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos Leiteiros (ABCOL) Anderson Elias Bianchi destaca o trabalho de melhoramento genético aplicado nas propriedades e ressalta que a intenção é valorizar os produtores. “ Procuramos trazer criadores que estão no meio, que vivem do negócio para que possamos impulsionar o desenvolvimento da atividade”.

Durante a feira, também serão vendidos reprodutores e matrizes para a formação e melhoramento do rebanho. A expectativa dos organizadores é comercializar todos os animais expostos. Alguns podem custar até cinco mil reais. Bianchi explica que a ovinocultura vive um momento favorável. “ Existe grande demanda no mercado pela carne de ovinos e caprinos. É uma carne saborosa e mais saudável, de fácil digestão e com menos colesterol. O leite também tem muitas propriedades nutricionais. É o que mais se assemelha ao leite materno e pode ser consumido inclusive por quem tem intolerância à lactose”, afirma.

A programação do setor de ovinocultura conta ainda com minicursos e o 2º Encontro Brasileiro de Ovinocultura Carne e Leite, que serão realizados no dia 13 de outubro, no Salão de Atos da Unochapecó.
A Exposição de Ovinos pode ser visitada diariamente, até o encerramento da Efapi, no dia 15 de outubro.
(MB Comunicação)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar