Entretenimento, Eventos - 08 Ago 2017 15:03

Espetáculo de causos e histórias “Imagina Só” circula em Chapecó

Apresentações na cidade são gratuitas e fazem parte de um circuito estadual
Por: Nathan Favero Varela
 
Espetáculo de causos e histórias “Imagina Só” circula em Chapecó Em 2016, Josiane e Paulo apresentaram-se no Boca do Céu, em São Paulo (Foto: Pedro Napolitano Prata)

Iniciativa da contadora de histórias chapecoense Josiane Geroldi, da Cia ContaCausos, e do violonista e contador Paulo Freire, de São Paulo, o espetáculo “Imagina Só” resulta em uma série de causos da cultura popular brasileira. Os dois se apresentaram pela primeira vez em 2016, durante o Encontro Internacional de Contadores de Histórias (Boca do Céu), em São Paulo. A parceria deu certo e ambos decidiram reunir os causos novamente em uma circulação por Santa Catarina.


O repertório é baseado em contos populares brasileiros e une a narração de Josiane com a viola e os causos de Paulo Freire, ou melhor, Dona Jo e Nhô Paulo. Como lembra Josiane, “tradicionalmente, as histórias eram contadas em rodas de fogueira ou acompanhadas de música, viola caipira, nos serões ou junto à família”. E a intenção é justamente esta, levar às pessoas experiências e sentimentos, seja o humor, o medo, a alegria: “Em especial, queremos aproximar o público da identidade cultural e do folclore através das narrativas orais”, afirma a contadora.

Bom de prosa

Paulo Freire é escritor, músico e contador de histórias com mais de 20 anos de experiência. Sua carreira solo como compositor e cantor começou em 1995. Ao longo dos anos, Paulo contribuiu e produziu outros discos e trabalhos para a televisão, cinema e séries. Já publicou seis livros autorais e colaborou com duas publicações. Seu repertório como contador passeia entre os causos caipiras, folclóricos e contos da oralidade popular brasileira.


Em Chapecó, os artistas farão duas apresentações. A primeira será no Sesc, na próxima quinta-feira (10), às 19h30. O espetáculo, com classificação indicativa livre, possui entrada franca e os ingressos serão distribuídos meia-hora antes do evento. O Teatro do Sesc fica na rua Brasília, 475 D, no bairro Jardim Itália.

Dia do Estudante

Em parceria com a Unochapecó, Josiane e Paulo apresentarão o espetáculo na universidade. Na próxima sexta-feira (11) comemora-se o Dia do Estudante. E dentre as atividades especiais que a universidade organizou para os acadêmicos, está a sessão de contos do “Imagina Só”.

A apresentação na universidade também é uma atividade de boas vindas aos estudantes, resultado da colaboração dos cursos de Letras, Pedagogia, Artes e Mestrado em Educação. “Os espaços formais de educação, em sua grande maioria, têm um formato enraizado que dá o contorno e define os modos de refletir o saber. E nesse contorno tanto o ‘popular’ quanto a tradição oral ficam ou são deixados do lado de fora”, pontua Márcia de Souza, coordenadora do curso de Letras, que percebe o saber acadêmico e popular como formas subjetivas e significativas de interpretar o mundo.

Neste sentido, valorizar conhecimentos não formais, segundo ela, resulta em transformações sociais, criticidade e humanização da educação científica, por isso levar a apresentação para a academia. E quem não puder ir ao Sesc, terá a chance de ver a dupla no Salão de Atos da Unochapecó, às 19h, para ouvir bons causos e histórias, pois o evento também é gratuito.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar