Comunidade, Educação, Geral, Social - 20 Mai 2015 13:46

Escolas de Chapecó participarão de projeto-piloto do instituto Ayrton Senna

Atividades vão iniciar no segundo semestre
Por: Andressa Nascimento
 
Escolas de Chapecó participarão de projeto-piloto do instituto Ayrton Senna Assinatura do termo em São Paulo (foto: Assessoria)

A Administração Municipal de Chapecó, através da Secretaria Municipal de Educação, assinou na última semana, em São Paulo, um termo de cooperação com o Instituto Ayrton Senna, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e a Secretaria de Estado da Educação. O município será município-piloto no desenvolvimento do Projeto ‘edulab21’ em todas as escolas públicas do município.

O edulab21 é um laboratório de inovação dedicado à produção e disseminação de conhecimento científico. Serão parceiros para as práticas das atividades a Universidade de São Paulo, a Universidade de Ghent, na Bélgica e nos Estados Unidos e as Universidades de Berkeley e São Franscisco, na Califórnia. O objetivo é a formulação de políticas públicas para uma educação de qualidade.

- Eles terão que ter capacidade de trabalhar em equipe, encontrar soluções para problemas complexos, pensar de maneira crítica, fazer escolhas autônomas e responsáveis. Desenvolver estas competências socioemocionais será um dos pilares para a educação de qualidade que tanto queremos - explica a Secretária Municipal de Educação, professora Astrit Tozzo.

Projeto
O projeto inicia no segundo semestre deste ano e prossegue no decorrer de 2016. Conforme a metodologia proposta pelo Instituto Ayrton Senna, os professores serão estimulados a integrar no currículo tradicional, novos recursos. De acordo com Astrit, o município já desenvolve aptidões que se encaixam com os ideais do programa.

- Já desenvolvemos competências para a educação do século 21, a partir de programas que acontecem em nossas escolas que envolvem a educação cooperativa. Esta nova educação é a grande preocupação e este laboratório vem como uma forma de pensar e principalmente desenvolver na prática, uma educação de qualidade nas escolas públicas - disse Astrit.

Dentre os objetivos do programa está formar crianças e jovens para superar os desafios do século 21, desenvolvendo capacidades para aprender, viver, conviver e trabalhar em um mundo cada vez mais complexo. Mais que memorizar informações, o edulab21 irá estimular os estudantes a processar, selecionar e analisar criticamente a informação. Mais que ler e escrever irá incentivar os jovens a fazerem o uso social das mais diversas linguagens.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar