Eleições 2014 - 23 Out 2014 13:12

Eleições 2014: Faltam três dias para a decisão presidencial

Por: Andressa Nascimento
 

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e a Polícia Civil do Estado divulgaram as normas para o pleito. Na questão de segurança pública, desde a terça-feira (21) – cinco dias antes da eleição – até a próxima terça-feira (28), ninguém pode ser preso.

Isto está previsto na Lei nº 4.737 de 15 de Julho de 1965 que tem apenas três ressalvas: a pessoa só pode ser presa se “flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto”.

Votação
No domingo (26) mais de quatro milhões de eleitores catarinenses voltam às urnas para escolher o representante ao Governo Federal. A disputa é entre a atual presidente e candidata a reeleição Dilma Rousseff (PT) e o Senador Aécio Neves (PSDB).

Em Santa Catarina, assim como em outros 12 Estados da Federação, não haverá votação para Governador. Já que os representantes foram eleitos ainda no 1º Turno.

A eleição acontece das 8h às 17h. Para votar é necessário apresentar um documento oficial com foto.

Justificativa
Quem não estiver em seu domicílio eleitoral já pode justificar o voto através da internet. Basta acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na aba eleitores > justificativa e preencher o documento em PDF. Mesmo assim, no dia da eleição, é necessário levar o documento preenchido até uma sessão eleitoral para validar a justificativa. O preenchimento do documento também poderá ser feito na hora.

Quem não votou no 1º turno pode procurar a sessão eleitoral e votar tranquilamente no 2º turno. Quem ainda não justificou a ausência na primeira fase das Eleições 2014 pode fazer pela internet através da página do TRE-SC.

Geração Selfie
Pra quem curte registrar todos os momentos da vida e espalhar nas redes sociais fica o alerta. O uso de aparelhos eletrônicos (celulares, tablets, smatphones) é proibido dentro das cabines eleitorais. Por isso, também não é permitido fazer fotos da urna na hora da votação.

De acordo com o Cartório Eleitoral de Chapecó, a medida visa garantir a integridade, seguridade e o segredo do voto do eleitor. Quem for flagrado usando telefone celular ou com fotos do momento da votação pode ser enquadrado na Lei de Crimes Eleitorais. No 1º Turno, muitos famosos e anônimos foram flagrados esbanjando sorrisos junto a Urna.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar