Geral - 07 Fev 2018 13:23

Diversão e aprendizado na colônia de férias Apae Chapecó

Por: Nathan Favero Varela
 

Os usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Chapecó, desde janeiro vivem momentos de maior diversão e aprendizado, na tradicional “Colônia de Férias Apae”. Supervisionadas pelos técnicos da Apae, as atividades envolvem atividades físicas, oficina culinária, oficina de higiene, piquenique no bosque da instituição, com pipoca feita por uma das usuárias, e roda de chimarrão.

Nas atividades de culinária, conforme indica a diretora da Apae Chapecó, Nara Valiati, cada usuário faz sua própria massa de pizza e recheia com os condimentos de sua preferência. Além disso, são utilizados temperos plantados e colhidos pelos próprios alunos usuários, como salsa, cebolinha e alho poró.

A colônia de férias da Apae ocorre neste ano também para as turmas de autismo, com atividades de estimulação sensorial, atividade física e oficina culinária. Nessas atividades, são trabalhados estímulos olfativo, gustativo e tátil, além das cores e texturas.

Atendimentos e escola

Já foram iniciados os atendimentos em diversas áreas com as quais a Apae Chapecó atua. Ocorrem em fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, nutrição, equoterapia, neuropediatria, psiquiatria, assistência social e equipe de avaliação multidisciplinar.

Quanto a este início de ano, a diretora especifica que “iniciou com muito ânimo por parte dos usuários, que já estão frequentando, e também da equipe da Apae, que sabe da importância dos atendimentos para os usuários e suas famílias e da responsabilidade e compromisso com a qualidade dos serviços ofertados”.

As atividades da Apae Escola iniciarão no dia 21 de fevereiro, já que os professores   ACTs serão contratados somente no dia 19 de fevereiro.

Reformas e adaptações

O período de férias, que antecede o retorno às aulas, está sendo utilizado para reformas e adaptações da Apae, para melhorar a qualidade da oferta de serviços. Nesse sentido, Nara Valiati destaca que neste ano serão retomadas as atividades de recreação aquática e hidroterapia. “A piscina da Apae, que foi desativada no final de 2016, teve que ser projetada novamente, com aprovação ​do projeto pela Central de Penas e Medidas Alternativas,  em meados de agosto passado, e depois disso iniciou-se a construção da nova piscina, já com acessibilidade para cadeirantes”, informa a diretora.
(EXTRA COMUNICA)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar