Geral - 08 Nov 2017 14:44

Crianças mostram que nunca é cedo demais para empreender

Por: Nathan Favero Varela
 

Empreender não é assunto somente para adulto. Com inovação, organização, criatividade e união, os alunos do Sesc Xanxerê e Sesc Chapecó demonstraram suas habilidades, no último fim de semana, durante feiras do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), realizadas nas duas escolas. Nos eventos, foram apresentados e comercializados os produtos criados pelos estudantes durante as aulas do projeto. A programação incluiu solenidades de abertura organizadas com a participação dos estudantes e reuniu número expressivo de público.

O JEPP integra o Programa de Educação Empreendedora do Sebrae/SC e vem sendo implementado desde 2014 na região com a parceria das Secretarias Municipais, Gerências Regionais de Educação e algumas entidades. Até o momento mais de 15 mil alunos participaram do programa. A iniciativa visa disseminar a cultura empreendedora entre crianças e adolescentes e estimular comportamentos empreendedores por meio da cooperação, inovação, ética, cidadania e ecossustentabilidade para que possam tornar-se protagonistas de suas próprias vidas.

A coordenadora do ensino fundamental do Sesc Xanxerê, Cleusa Maria Padoan, enfatiza que o programa é motivo de alegria e realização. O número expressivo de público e a emoção no desenlace da fita demonstram o sucesso do projeto. “Obervamos todas as turmas empenhadas, as salas cheias e bastante vendas, embora a prioridade não seja o lucro. Eles produziram, confeccionaram, brincaram, aprenderam a negociar. São momentos de aprendizado que levarão para a vida toda”.

Cleusa lembra, ainda, que a confecção dos produtos ocorreu de forma divertida e o resultado é espetacular. “A cada ano é possível se reinventar e conquistar visibilidade. A evolução acontece naturalmente, pois cada momento é diferente, com inovação em criatividade e novos produtos. Podemos afirmar que a escola também ganha com o JEPP, pois a proposta vem ao encontro do currículo escolar”.

A coordenadora do ensino fundamental do Sesc Chapecó, Evandra Cristina Schneider, realça que um dos objetivos da implantação do JEPP é permitir que as crianças conheçam o lado empreendedor, desde o surgimento da ideia até o desenvolvimento do projeto. “Para que isso aconteça são discutidos os passos de cada etapa, o que demanda tudo isso, o trabalho envolvido, os sócios, os valores, o mercado, o que pode ser comercializado, se realmente é significativo no mercado de trabalho e o que eles esperam no resultado final”. 

Cerca de 200 alunos do 1º ao 5º ano do Sesc Chapecó participaram do projeto neste ano. “Foi uma construção junto com os professores, com os pais e o projeto tomou uma proporção gigantesca, tanto que hoje os alunos esperam o segundo semestre para que o JEPP aconteça. É muito bacana observar todo o envolvimento dos pais com a escola, dos professores com os alunos, trazendo ideias novas e sugestões para esse projeto, esperado por toda a comunidade escolar”, finaliza.

O aluno do 5º ano, Bruno Schneider, desenvolveu junto com seus colegas a Docelândia – uma doceria que teve com slogan “Mais do que doce”. Ele conta que o JEPP ensinou a evitar desperdício, a trabalhar as receitas e despesas, a planejar e a aplicar todos os passos para montar um negócio. “Produzimos em sala os bolos de pote, musses, doce de leite ninho, sucos, entre outros. Provamos, organizamos a Doceria e o resultado foi um sucesso”.

Marcely Vitória Mello Ranzan é aluna do 3º ano e confeccionou, juntamente com sua turma, produtos com material reciclável. “Produzimos guirlandas, garrafas natalinas, bolsas, jogos da velha, quebra-cabeça, robôs, entre outros. Aprendi a reutilizar materiais, a planejar e montar um negócio”. 

A consultora credenciada ao Sebrae/SC, Odilene Ozelame, salienta o dinamismo, a cultura empreendedora, o show de talentos, recepção e envolvimento de todos, seguido de muita energia, alegria, negócios e descontração, que marcaram o domingo de manhã, em Xanxerê e a tarde, em Chapecó. “Os eventos foram um sucesso! Não faltou dedicação, amor e muito trabalho por parte de todas as equipes que organizaram. Quero registrar, em nome do Sebrae/SC, meus sinceros agradecimentos a todos os professores, alunos, pais, funcionários e comunidade em geral”, conclui.
(MB Comunicação)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar