Esportes - 03 Jul 2018 13:39

Copa do Mundo estimula vendas no comércio

Por: Nathan Favero Varela
 

Pesquisa demonstra quais os itens mais procurados

A principal competição do futebol mundial está movimentando as vendas no comércio de todo o País e em Chapecó não poderia ser diferente, principalmente após a conquista da Seleção Brasileira para as oitavas de final. Pesquisa promovida pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) projeta que aproximadamente 60 milhões de consumidores devem realizar gastos com produtos ou serviços relacionados ao campeonato, em todo o País.

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) avalia que o reflexo deve ser percebido em supermercados, lojas de confecções e de eletroportáteis. Os locais de compras que mais devem ser frequentados para aquisição dos produtos ligados à Copa, conforme o levantamento, são supermercados (68%) e lojas de rua (35%).

Apesar de não retomar a queda nas vendas durante as últimas semanas – impulsionada pela longa paralisação dos caminhoneiros – o otimismo deve amenizar a situação, pondera Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. “A Copa do Mundo movimenta as vendas de itens como camisetas, televisores, alimentos, bebidas e itens de decoração. Ainda que o catarinense esteja mais cauteloso, será um bom momento para reunir amigos e familiares, um reflexo de que os gastos devem ser em itens com menor valor”, aponta.

Para o presidente da CDL Chapecó Clóvis Afonso Spohr as datas comemorativas e eventos festivos e/ou esportivos são grandes estimuladores do consumo e, segundo ele, cabe a cada lojista explorar a criatividade e oferecer o que tem de melhor para atrair o público. “Alguns itens são fundamentais na vida da população independente de datas específicas. Mas, sem dúvidas, o que chama atenção é o novo, o criativo. Isso varia desde uma decoração atrativa até um produto ou serviço diferenciado e isso não falta no comércio de Chapecó”, considera.

PRINCIPAIS ITENS

O levantamento da CNDL revela também que o consumo de alimentos na casa de amigos ou parentes (91%) e de bebidas na comemoração dos jogos (87%) serão os mais comuns. No caso das comidas, os tira-gostos (56%), itens para churrasco (49%), pipocas (37%) e salgados (31%) se posicionam entre os primeiros do ranking. Já para as bebidas, a preferência é por cerveja (74%), refrigerantes (72%) e água (69%). Outros tipos de engajamento que devem fazer o torcedor brasileiro desembolsar durante a Copa do Mundo são compras de camisetas, uniformes e itens da seleção (61%), decoração verde e amarela (54%) e compra de acessórios, como bonés, maquiagem e cornetas (48%).

DIA D

O próximo confronto do Brasil na Copa do Mundo é contra o México nesta segunda-feira (02). A CDL Chapecó orienta que os lojistas aproveitam o primeiro sábado D do mês de julho para atrair os consumidores, uma vez que o horário de atendimento será diferenciado.

Fonte: MB Comunicação


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar