Economia - 11 Dez 2017 14:43

Contabilistas aprimoram conhecimentos sobre estoques e custos

Por: Nathan Favero Varela
 

O estoque é uma parte do capital da empresa, mas nem sempre recebe a atenção que merece. Para abordar do assunto, o Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont), por meio do Projeto Educação Continuada (PEC), promoveu, nessa semana, em Chapecó, o curso “Estoques e Custos – Escrituração Contábil e Controles Fiscais”.

O treinamento apresentou a norma brasileira de contabilidade para mensurar o valor do estoque, como reconhecer o estoque no custo e como agir quando acontecem perdas, quebras ou mudanças de valores, entre outros. De acordo com o instrutor, Caio de Passos Melo, o controle eficiente é uma ferramenta de gestão da empresa, contribuindo para o aumento do lucro. “Mesmo tendo a mesma quantidade de receitas, de vendas e prestações de serviços, a empresa que controla custos e que gerencia essa informação tem aumento de lucro”, realçou.

A intenção do curso foi tentar preencher duas lacunas: uma do lado da formação acadêmica e outra pela falta de alfabetização empresarial dentro do cenário brasileiro. De acordo com Melo, na universidade os contadores recebem uma visão geral de controle de estoque e custo, sendo necessário preparo profissional continuado.

Por outro lado, existe uma cultura empresarial no País de não se preocupar com esse segmento. “Desde que passamos a ter regimes tributários como lucro presumido e simples nacional que precisa tributar só sobre a receita, as empresas acabaram não se preocupando com isso e acaba gerando um descontrole. Temos cada vez menos empresários e cada vez mais aventureiros na área empresarial, pessoas que tem mais ou menos uma ideia de quanto compram e de quanto vendem. Assim, não sabem efetivamente se têm lucro ou prejuízo”, avaliou Melo.

A encarregada do setor contábil da Domn Soluções Contábeis, Bia Ketty Boni Lampa, participou da capacitação para aprimorar conhecimentos. “Com o fim do ano chegando fizemos os fechamentos e precisamos estar atualizados para orientar os clientes. A capacitação foi interessante, mas tinha muito conteúdo para pouco tempo”, comentou. “Participar dos cursos é importante para a educação continuada. Foi muito bom e as informações repassadas contribuirão no dia a dia”, acrescentou o contador da GC Contadores, Aldemar Barp.
(MB Comunicação)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar