Educação - 07 Mar 2018 15:22

Conhecimento e troca de experiências unem novas turmas na UMIC

Por: Nathan Favero Varela
 

A recepção aos 52 alunos matriculados na UMIC – Universidade da Melhor Idade aconteceu nesta terça-feira (06) na Unoesc Chapecó. Estiveram presentes a Secretária de Assistência Social de Chapecó, Ulda Baldissera, Professor Celso Paulo Costa, Diretor de Graduação, Pesquisa, Pós Graduação e Extensão; Professora Ana Márica Debiasi, Gerente Administrativa da Unoesc; Clóvis Marinello, Sandra Maria Toffolo, Coordenadora da UMIC; Gerente de Proteção Básica da Secretaria de Assistência Social, alunos e professores da UMIC. 

A UMIC iniciou suas atividades em 2011 e é um projeto desenvolvido em parceria com a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Unoesc Chapecó. Em 2018 a UMIC está em sua 5ª turma de Extensão (com duração de 02 anos) e 4ª turma de Especialização (com duração de 01 ano). As aulas acontecem nas terças e quintas-feira, das 13h45 às 17 horas, com atividades teóricas e práticas, buscando a valorização dos idosos perante a família e a sociedade. Entre as disciplinas oferecidas estão: Planejamento Financeiro e Pessoal; Relacionamento familiar e gerações; Saúde e qualidade de vida; Fotografia; Seminário I; Informática I, atividades físicas, dança, Educação Ambiental, Jogos de Tabuleiro e Iniciação ao Teatro.

Quando foi convidado pela esposa Maria Luiza para participar da UMIC, Edemar Luiz Magro de 73 anos achou que o convite não era interessante, pois pensava que seria como nos cursos tradicionais. “Mas participando percebi que não era isso. Aqui passamos por uma reciclagem na cabeça que estava ficando enferrujada, aprendemos coisas modernas e atuais que nos faz ter uma vida mais feliz com a família, amigos e com a sociedade”, comentou. Magro é formado há 40 anos em Administração de Empresas e atuou durante mais de 50 anos em frigoríficos em Chapecó e na região. Ele afirma que os professores da UMIC são de excelente qualidade, todos preparados e que acrescentam muito na vida dos alunos. Ele explica que terminará o curso no final de 2018, mas já está pensando na especialização. “Não podemos parar, temos que ocupar a cabeça, fazer amigos e estudar”, enfatizou.

Outra aluna da UMIC é Neusa Baldissera. Ela tem 67 anos e há três estava se organizando para frequentar as aulas. “Minhas amigas e conhecidas falavam muito bem da universidade e estou muito feliz em poder começar a frequentar as aulas”, comentou. Ela disse que foi para a UMIC para fazer amigos, renovar os conhecimentos e ocupar a mente. “Trabalho durante meio período como Secretaria e renovar os conhecimentos na universidade será muito importante para minha profissão e também pessoalmente, pois sempre se aprende mais”, finalizou.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar