Copa do Mundo, Esportes, Geral - 11 Jun 2014 15:57

Fique por dentro dos horários especiais durante a Copa 2014

Por: Silvania Cuochinski
 
Fique por dentro dos horários especiais durante a Copa 2014 Copa do Mundo Fifa inicia nesta quinta-feira (Banco de Imagens)

Os jogos da Copa do Mundo Fifa 2014, que terão início nesta quinta-feira (12), alterarão a rotina do comércio, prestadores de serviços e órgãos públicos em todo o país. Confira algumas medidas locais e nacionais que alteram os horários no período da maior competição mundial de futebol.

Órgãos Públicos Municipais

Decreto assinado pelo prefeito José Caramori institui horário especial de expediente aos órgãos e as entidades da administração pública direta e indireta do Poder Executivo Municipal nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA 2014.

Conforme o Decreto, no jogo que ocorre às 16h, o expediente encerrará às 15h30min e nos jogos a serem realizados às 17h, o expediente encerrará às 16h30min.

Esta medida, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal,  não se aplica aos serviços considerados essenciais ao interesse público e aos que, por sua natureza, cumprem turno especial de trabalho. Cabe aos titulares dos órgãos e das entidades, nas respectivas áreas de competência, a integral preservação e funcionamento dos serviços considerados essenciais.

Órgãos Públicos Estaduais

A assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Chapecó informa que, por meio do Decreto nº 2.201,  ficou determinado o horário de expediente para os órgãos e as entidades da administração pública direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo estadual nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA 2014.

Nos dias 12 e 23 deste mês, o horário de funcionamento será das 9 às 15 horas. No dia 17, o expediente é das 8 às 14 horas.

Comércio

A abertura ou não dos estabelecimentos comerciais, sejam supermercados ou lojas em geral, nos dias em que a Seleção Brasileira de Futebol participará da Copa do Mundo Fifa 2014, depende da decisão de cada empresa. Esse esclarecimento é feito pelo Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom), entidade que possui entre suas finalidades a função de negociar jornadas de trabalho ou ajustes.

Em vista da possibilidade de fechamento de lojas do comércio em geral nas datas de jogos do Brasil na Copa do Mundo, programada para o período de 12 de junho a 13 de julho, o Sicom recomenda que as empresas avaliem de acordo com os costumes específicos. Em circular enviada ao quadro de associados, a entidade sindical representativa das empresas do comércio orienta que “tais datas não se constituem legalmente como feriado e não têm os respectivos efeitos trabalhistas”.

Shopping Pátio Chapecó

Conforme a assessoria, o Shopping Pátio Chapecó estabeleceu cronograma especial para atender aos clientes durante os jogos do Brasil na primeira fase da Copa. Como a maioria dos brasileiros é formada por apaixonados por futebol, nas três partidas da Seleção Brasileira na etapa inicial da Copa, nos dias 12, 17 e 23 de junho, as lojas fecharão 15 minutos antes do início de cada partida e reabrirão 15 minutos após o término dos jogos.

Nesse esquema de horários, as lojas fecharão antes do jogo de abertura da Copa, entre Brasil e Croácia, no dia 12 de junho, quinta-feira da próxima semana, às 16h45min e reabrirão às 19h. No dia 17 de junho, uma terça-feira, no jogo do Brasil contra o México, as lojas fecharão às 15h45min e serão reabertas às 18h. Em 23 de junho, uma segunda-feira, quando a Seleção Brasileira jogará contra Camarões, o fechamento das lojas está definido para as 16h45min, com reabertura às 19h.

Com essa sistemática de fechamento somente das lojas, a praça de alimentação do Shopping Pátio Chapecó ficará aberta normalmente para o público durante os jogos do Brasil, inclusive com televisores para o acompanhamento das partidas. Os horários de funcionamento das operações do shopping para as demais fases serão definidos de acordo com a classificação que a Seleção Brasileira conquistar.

Bancos

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) divulgou nota, no início deste mês, informando o horário de atendimento dos bancos durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, que começa no próximo dia 12.

Nas 12 cidades-sede, se houver feriado, os bancos fecharão para atendimento ao público, seguindo o decreto.
Nos dias de jogos do Brasil, se não houver decreto de feriado local, todos os bancos devem abrir ao público das 8h30min às 12h30min.

O Banco Central também emitiu uma circular, de número 3.703/2014, que autoriza mudança no horário de atendimento das agências nos dias de jogos da seleção, desde que, seja oferecido aos clientes um funcionamento mínimo de quatro horas.

Os bancos deverão afixar em suas dependências aviso sobre o horário de atendimento nos dias de jogos com uma com antecedência mínima de 48 horas.

Voz do Brasil

A presidente Dilma Rousseff assinou MP (Medida Provisória) que flexibiliza a transmissão da “Voz do Brasil”, programa de transmissão obrigatória no rádio de segunda a sexta-feira, durante a Copa do Mundo. A medida foi publicada no início deste mês no Diário Oficial da União.

O programa “Voz do Brasil” é transmitido às 19h, mas 27 dos 64 jogos da Copa do Mundo terminarão até às 20h. Com a Medida provisória, segundo interlocutores do Planalto, mais de 1.300 emissoras de rádio credenciadas para o Mundial não terão que interromper as transmissões das partidas.

Nos dias dos jogos, o programa será transmitido a critério das emissoras, antes das 22h.

A flexibilização atende reivindicação da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de rádio e televisão). Segundo pesquisa Datafolha de março, encomendada pela associação, 68% dos brasileiros concordam com a flexibilização do programa.

Em março, a Abert lançou a campanha “A voz que eu quero ouvir” para pressionar o Congresso a votar projeto de lei alterando o horário da “Voz do Brasil”, que seria veiculado entre 19h as 22h a critério das emissoras. O projeto não foi à frente.

Aeroporto de Chapecó

O Aeroporto Serafim Enoss Bertaso está autorizado pela ANAC a receber voos alternativos durante o período da Copa do Mundo. O Aeródromo de Chapecó será um suporte às duas capitais mais próximas que irão sediar o Mundial: Curitiba e Porto Alegre.

Segundo informações repassadas pela Anac, a posição geográfica é favorável, a infraestrutura, as dimensões e qualidade da pista e as condições de segurança operacional oferecidas são fatores que contribuíram para atestar Chapecó como município alternativo para as operações aeroportuárias da Copa.

Em Santa Catarina, somente os Aeroportos de Chapecó e Florianópolis terão um fiscal da Anac de forma permanente entre os dias 05 de junho e 25 de julho para acompanhar as operações. O servidor da Anac controlará principalmente o cumprimento do planejamento dos slots, que são os horários de pousos e decolagens das aeronaves para a Copa.

O Administrador Municipal, Eglon Buraseska, destaca que se Chapecó receber um voo de Curitiba ou Porto Alegre, a aeronave poderá permanecer no pátio por no máximo três horas para não causar impacto na operação regular local. 

No Brasil, são 42 Aeroportos, 16 deles em cidades-sedes, que receberão o fiscal da Anac para intensificar o controle aeroportuário permanentemente. Chapecó e Florianópolis estão nesse contingente. Outros 46 aeródromos brasileiros receberão a fiscalização de forma remota, entre eles os aeroportos de Joinville, Criciúma, Santa Maria, Passo Fundo, Caxias do Sul e Cascavel.

Para realizar a Operação Copa, a Anac prepara a maior ação especial já organizada pelo órgão. Mil servidores estão escalados para o trabalho. Como parte da Operação, a ANAC ofereceu treinamento para colaboradores de empresas aéreas, para operadores aeroportuários, para voluntários da FIFA e do Ministério dos Transportes.

Copa do Mundo Fifa

A seleção brasileira abrirá a disputa em uma partida contra a Croácia, às 17h. O segundo jogo será contra o México na terça-feira (17), às 16h, e a primeira etapa termina na segunda-feira (23), às 17h, no jogo contra a seleção de Camarões. Os horários para as oitavas e quartas de final, bem como para as semifinais e as finais, incluem partidas às 13h. 

(Com informações das assessorias de imprensa)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar