Tempo - 17 Jul 2017 15:48

Chuva congelada é registrada nesta tarde de segunda-feira (17) em Chapecó

Por: Direto da Redação TSC
 

Por volta das 15h15 desta segunda-feira (17) a Defesa Civil registrou chuva congelada em Chapecó. A chuva congelada acontece devido a grande umidade e o frio intenso entre 2 a 5 km de altitude. Esses dois fatores geram a chuva congelada, um passo anterior a neve. Nos municípios de Xaxim e Xanxerê também foram registrados o fenômeno. Neste momento Chapecó registra 4ºC, segundo a Defesa Civil.

O órgão já havia informado dessa mudança de temperatura repentinamente para o início desta semana com a aproximação de uma massa de ar polar. A previsão para hoje é de declínio acentuado de temperatura, com mínima ocorrendo no final do dia e início da madrugada de terça (18) em todo o Estado.

O vento deve chegar aos 70 km/h, o que faz com que aumente a sensação de frio. Há condição de neve entre o final da manhã/início da tarde de segunda-feira (17) e início da madrugada de terça (18) principalmente nas áreas altas de Santa Catarina, em especial na Serra catarinense. A Defesa Civil informa ainda que há possibilidade de acumulado de neve.

Entenda a diferença entre neve, sincelo, chuva congelada e geada:
- NEVE: é a precipitação de cristais de gelo translúcidos e brancos formados pelo congelamento do vapor d’água que se encontra suspenso na atmosfera. Para que ocorra a neve, é necessária uma combinação de fatores, o cenário ideal é de umidade, temperatura perto de -3ºC e altitude acima de 3 mil metros, segundo o meteorologista Clóvis Correa, da Epagri/Ciram.

- SINCELO: ocorre quando a baixa nebulosidade, como o nevoeiro, é tocada pelo vento gelado, gruda em árvores, cercas ou objetos e congela, formando uma concentração de gelo. O sincelo ocorre em poucas áreas do Brasil, o Morro das Torres, em Urupema, é perfeito pra ocorrência do fenômeno por causa do relevo.

- CHUVA CONGELADA: é quando a precipitação cai na forma de gelo, mas não é confundida com granizo, porque ocorre sempre em áreas de transição entre a chuva e a neve. Costuma-se dizer que é o estágio inicial da neve, por isso os fenômenos podem ser confundidos, mas a chuva congelada é mais pesada e não flutua, como ocorre com a neve.

- GEADA: é o orvalho congelado quando as temperaturas próximas ao solo estão muito baixas. A geada branca é aparente, como na foto abaixo, mas também existe a chamada geada negra, que ocorre quando o vento está muito frio e congela o sulco que há dentro das árvores e dos vegetais, fazendo com que a planta fique preta e até morra.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar