Meio Ambiente - 08 Mai 2018 15:28

Chapecó tem representante na Conferência do Meio Ambiente

Por: Nathan Favero Varela
 

Aconteceu no dia 19 de abril, no Centro de Cultura e Eventos Plinio Arlindo De Nes em Chapecó a fase Regional da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente com o tema: “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”. Neste dia foram selecionados 03 trabalhos para representar a região durante a Etapa Estadual da Conferência em Laguna - SC, que acontecerá nos dias 08 e 09 de maio. Um dos trabalhos é o da Escola Básica Municipal Alípio José da Rosa que apresentou um Projeto de Revitalização de um Riacho da Comunidade Faxinal dos Rosa que fica próximo a escola. Segundo avaliação dos estudantes, o riacho apresenta assoreamento, falta de vegetação nas margens e a água está suja.

O Projeto apresentado na V Conferência visa recuperar a mata ciliar do Riacho da comunidade do Faxinal dos Rosas, embelezando as margens com elementos naturais e Construir “cerca de proteção/alambrado” nas laterais da rua sobre o rio. A Conferência é uma ação de educação ambiental que busca estimular processos dialógicos e participativos, enfatizando a importância da ação coletiva e da atuação em rede. De acordo com a aluna Brenda Machado Ferreira de 13 anos, representar a Rede Municipal de Ensino de Chapecó em Laguna traz um sentimento de gratidão e realização. “Nossa escola relatou sobre a necessidade de revitalização do rio da nossa comunidade porque ele é uma fonte de água doce e se faz necessário para Chapecó”, comentou. Para ela, a V Conferência Regional Infanto-Juvenil do Meio Ambiente trouxe grandes resultados para os alunos da escola. “Foi ótimo participar pois além de nos classificarmos para a etapa estadual com o nosso projeto, também surgiram a partir dos relatos das outras escolas, muitas ideias que podemos adaptar a nossa realidade e colocar em prática em prol do meio ambiente”, explicou.

Para a Gestora da Escola, Maria Salete da Rosa o projeto dos alunos é importante para toda comunidade. “Devemos planejar o uso da água de modo a favorecer a conservação ambiental e a sustentabilidade rural do ecossistema hídrico. Por isso, constatou-se ‘em loco’ com a comunidade escolar a necessidade de recuperar a mata ciliar do rio da comunidade do Faxinal dos Rosas,evitando que transborde e cause transtorno no acesso dos alunos para a escola e da comunidade em geral”, finalizou.

Etapas

Conferência Estadual: É uma etapa obrigatória e devem ser realizadas até 09 de maio de 2018. A Conferência Estadual é um espaço de intercâmbio que tem por objetivo aprofundar os estudos e diálogos sobre o tema da Conferência a partir da perspectiva estadual. É o momento de encontro dos delegados e delegadas eleitas (os) na conferência municipal/regional ou das escolas escolhidas pela Comissão Organizadora Estadual. Na Conferência Estadual será realizada a eleição da delegação e de um projeto de ação escolhido do conjunto de propostas das escolas que representará o Estado na Conferência Nacional. Conferência Nacional: Serão aproximadamente 460 delegados e delegadas, entre 11 e 14 anos, de todo pais, que já debateram o tema em suas escolas, nas Conferências Municipais e ou Regionais e nas Conferências Estaduais. Na Conferência Nacional, esses jovens irão aprofundar a temática, socializar os projetos, participar de oficinas. A V Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente acontecerá de 15 a 19 de junho de 2018.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar