Eventos - 07 Nov 2017 14:34

Chapecó será novamente a Capital do Mercosul

No ano do seu Centenário, a cidade volta a receber autoridades do Mercosul e do Chile durante o III Seminário Mercosul Cidadão
Por: Nathan Favero Varela
 

Chapecó se prepara para sediar a terceira edição do Seminário Mercosul Cidadão, evento que trabalha a integração entre os países membros, a disseminação da cultura cidadã e as necessidades das pessoas. Neste ano o Seminário acontece de 29 de novembro a 01 de dezembro, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. O tema central é “A Integração entre os Povos através da Solidariedade”. O evento é realizado pela Prefeitura de Chapecó e pela UPM – União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul, com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e da Câmara de Vereadores de Chapecó. Na organização dos eventos paralelos e oficinas estão envolvidos vários órgãos e instituições, como as Univesidades, o Sebrae e o Bripam - Bloco Regional de Intendentes, Prefeitos e Alcaldes do Mercosul.

O objetivo do Seminário Mercosul Cidadão é fortalecer as relações comerciais, mas acima de tudo, exaltar e trabalhar os desafios para unir as pessoas, além de auxiliar os parlamentares regionais na elaboração de políticas públicas que promovam melhorias significativas na vida dos cidadãos. São esperados para esta edição, legisladores e representantes da sociedade civil da Argentina, Uruguai, Brasil, Paraguai e Chile.

Uma das discussões mais importantes deve girar em torno das tratativas para a implantação da Rota do Milho, que tem como objetivo viabilizar a importação do grão do Paraguai e, assim, reduzir as distâncias e os custos para produtores e agroindústrias locais. O encontro paralelo é liderado pelo Sebrae, com o apoio do Bripam. “A Rota do Milho diz respeito não só a questões econômicas, mas interfere diretamente na qualidade de vida da população, à medida que menos custos significam mais crescimento e, consequentemente, mais empregos”, afirma Flávio Alves Monteiro, coordenador geral do Seminário.

O Prefeito de Chapecó e Presidente da Comissão de Relacionamento com Autoridades Locais da UPM, Luciano Buligon destaca que será também um momento de celebrar a vida e a solidariedade. O Seminário iniciará no dia da passagem de um ano do acidente que envolveu a Associação Chapecoense de Futebol. “Foi um dos momentos mais difíceis da nossa história, mas aos poucos, vamos superando a dor. Nos transformamos na capital mundial da solidariedade, fica o legado que devemos levar adiante, em respeito aos amigos que partiram”. Buligon irá proferir a palestra de abertura, na noite do dia 29, com o tema: “De Chapecó a Medellin… Uma Viagem em Três Atos”.

Outro destaque da programação é a palestra com o Embaixador do Brasil na Colômbia, Júlio Bitelli, que falará sobre as “Oportunidades da Carreira Diplomática”, na noite do dia 01 de dezembro. A palestra do Embaixador encerra o Seminário, juntamente com a leitura da Carta de Chapecó, documento que reúne os resultados e encaminhamentos de todas as discussões das oficinas e encontros paralelos. Esse momento deve reunir, principalmente, acadêmicos e profissionais do Direito da região.

Chapecó, a Capital do Mercosul
Chapecó foi escolhida pela terceira vez para sediar o Seminário pela proximidade da fronteira com a Argentina e pela localização estratégica, ao centro dos principais centros urbanos do Mercosul. Para o Prefeito, Luciano Buligon, a realização de mais um Seminário Mercosul Cidadão, em Chapecó, reforça o reconhecimento do Município como a Capital do Mercosul. “O evento já fez história! Neste ano irá engrandecer o nosso Centenário e, mais uma vez, será um marco na integração e na busca da cidadania e solidariedade entre dos povos”, destacou Buligon.
Saiba mais

UPM - União de Parlamentares Sul Americanos e do MERCOSUL. A entidade criada em 1999 congrega parlamentares estaduais e regionais da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Chile. Foi reconhecida pelo Parlamento do MERCOSUL como entidade oficial de representação dos parlamentares regionais dos países membros.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar