Geral - 29 Out 2018 16:27

Chapecó recebe Prêmio Nacional de Saúde Bucal em Brasília

Por: Nathan Favero Varela
 

O Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon e o Coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas, Alex Schaun recebem nesta terça-feira (30/10), em Brasília, o Prêmio Nacional do Conselho Federal de Odontologia (CFO) em Saúde Bucal. A solenidade está marcada para as 20hs, no Hotel Kubitschek Plaza.

A estrutura de atenção à saúde bucal disponibilizada aos usuários da Rede pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde, conquistou pela quarta vez (2008, 2014, 2015, 2018) o Prêmio Nacional de Saúde Bucal como a Melhor Odontologia de Santa Catarina e a quarta melhor Saúde Bucal em nível Nacional. O Município garantiu índices elevados na categoria de municípios com população entre 50 mil e 300 mil habitantes.

De acordo com Nilton José Storgatto, Gerente de Saúde Bucal de Chapecó, “o prêmio é resultado do conjunto de ações realizadas e da preocupação constante com o encaminhamento e atendimento das Políticas de Prevenção e Manutenção da Saúde Bucal da população chapecoense”. Em Chapecó, são 26 Centros de Saúde, com 48 consultórios odontológicos e 30 Equipes de Estratégia Saúde da Família Bucal, atendendo com um efetivo de 57 Cirurgiões Dentistas e 55 Auxiliares de Saúde Bucal.

O Município conta ainda com um CEO – Centro de Especialidades Odontológicas - que possuiu oito consultórios odontológicos, atendendo em sete especialidades: Próteses Odontológicas, Radiologia, Odontopediatria, Cirurgia, Pacientes Especiais, Periodontia e Estomatologia (diagnóstico de lesões). São atendidas em média 2.300 consultas por mês.

Nilton explica, ainda, que nos Centros de Saúde são realizadas em média 720 consultas diariamente, sem contar as urgências. Nos Centros de Saúde da Efapi e Marechal Bormann, o Município oferece o turno estendido, ou seja, além do atendimento normal da Unidade de Saúde, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas, funciona das 17hs às 19hs no Marechal Bormann, e na Efapi das 18hs às 22 hs.

Além da atuação das Equipes de Saúde Bucal nos atendimentos nos consultórios, três profissionais realizam ações junto às escolas e creches, desenvolvendo a odontologia preventiva, com escovação orientada, palestras e fazendo o encaminhamento para tratamento curativo daqueles que necessitam. “Nos últimos anos a Odontologia de Chapecó, no âmbito da Saúde Pública, tem sido destaque em níveis estadual e nacional. O comprometimento dos profissionais que atuam nos serviços, aliado às ações da Prefeitura, culminaram na melhoria dos índices de saúde bucal da população chapecoense”, explicou Nilton.

Para o Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, premiações como essa mostram que Chapecó está no caminho certo e que os investimentos realizados em saúde, sempre acima do que exige a legislação, têm gerado resultados positivos. “Hoje o Município investe cerca de 30% de seu orçamento na saúde e isso impacta no aumento do número dos serviços oferecidos, na qualidade do atendimento, na melhoria das estruturas e capacitação dos profissionais”, finalizou.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar