Educação - 05 Mar 2018 15:51

Avaliação do Ensino Médio será aplicada em quatro escolas da Gered Chapecó

Por: Nathan Favero Varela
 

A secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina realiza a partir de 2018, o Ciclo de Avaliação do Ensino Médio da Rede Estadual, para produzir indicadores de proficiência e monitorar os programas em desenvolvimento. Na abrangência da Gerência Regional da Educação (Gered) Chapecó, a avaliação irá ocorrer em quatro escolas, envolvendo 525 alunos no total.

O resultado irá balizar o planejamento de políticas e ações estratégicas voltadas à melhoria da qualidade da educação. Este 1º Ciclo Avaliativo terá três anos de duração (2018 a 2020) e contemplará o Ensino Médio Propedêutico, o Ensino Médio em Tempo Integral e o Ensino Médio Inovador. A implementação será estruturada em quatro etapas, a primeira fase de Avaliação Diagnóstica está ocorrendo de 5 a 16 de março de 2018, período em que serão avaliados os estudantes matriculados na 1ª série do Ensino Médio diurno das escolas sorteadas.

      Neste primeiro ciclo, a avaliação será amostral para aproximadamente 11,6 mil estudantes matriculados na 1ª série do Ensino Médio, em 126 escolas da Rede Estadual. Na Gered de Chapecó, a avaliação irá ocorrer na EEB Tancredo de Almeida Neves (Chapecó), EEB Professora Zélia Scharf (Chapecó), EEB Cândido Ramos (Caxambu do Sul) e na EEB Olga Fin Travi (Guatambu).

    A segunda etapa ocorrerá no final do ano letivo de 2018 com Avaliação Somativa, também para os estudantes matriculados nessa etapa. As outras duas etapas avaliarão esses mesmos estudantes, ao final da 2ª série (2019) e da 3ª série (2020).  Serão aplicadas provas de proficiência nas quatro áreas do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, bem como questionários contextuais.

Segundo a gerente de Educação Maria de Lurdes Seben, a participação de todos na construção desse processo é de fundamental importância para a melhoria da qualidade da Educação. “Os dados obtidos nessa avaliação irão contribuir para traçarmos ações estratégicas visando à melhoria da qualidade do ensino oferecido e para realizarmos a formação continuada dos professores envolvidos”, explica.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar