Efapi - 11 Out 2017 08:37

Associações de catadores garantem a limpeza do parque da Efapi

Por: Nathan Favero Varela
 

Quem circula pelo parque Tancredo Neves se depara com espaços extremamente limpos e organizados. Tanto na área externa quanto no interior dos pavilhões, a limpeza tem sido alvo de elogios por parte dos visitantes, graças ao esforço de uma equipe formada por catadores de material reciclável.

Para a Efapi 2017, Comissão Central Organizadora firmou um convênio com quatro associações de catadores: Asmavi, Arsol, Acran e Asmac. São duas equipes com 20 pessoas cada uma que se revezam em dois turnos para que o público possa encontrar o parque sempre nas melhores condições.

A Prefeitura fornece os equipamentos de limpeza, uniformes e alimentação. Em troca os trabalhadores ficam com todo o material recolhido. São cerca de 1,8 toneladas por dia. “Estamos oportunizando trabalho a essas famílias que sobrevivem da coleta de material reciclável. Tudo o que é recolhido na Efapi fica com as associações. Ao final do evento, a renda do material será dividida igualmente entre os trabalhadores”, afirma o coordenador da comissão de infraestrutura e limpeza, Ivaldo Pizzinatto.

Todos os dias, os caminhões saem carregados. O lixo reciclável coletado durante a feira é enviado para a associação de catadores do Vitório Rosa, onde existe uma equipe que realiza a triagem do material.
Além das equipes de limpeza, 430 lixeiras e 12 containeres de lixo orgânico foram instalados pelo parque. Nos pavilhões, existem 500 lixeiras descartáveis. Na Concha Acústica, foram concentradas nas escadas, onde a iluminação é maior.

DESTINO DO LIXO

O material que não é reciclável possui destinos diferentes. São três empresas atuando na coleta e destinação do lixo. Os resíduos orgânicos são recolhidos todos os dias pela empresa Tucano e depositados no aterro sanitário do município de Saudades. As embalagens dos produtos utilizados pelos veterinários na área dos animais são encaminhados para a Servioeste Soluções Ambientais, que faz o descarte correto. A empresa Disk Entulho trouxe para a feira dez containers onde são depositados os dejetos dos animais, serão utilizados como adubo no Horto Municipal.  O óleo de cozinha usado será encaminhado ao Verde Vida,  que realizará o beneficiamento do material.

ESTRUTURA DO PARQUE

O Parque de Exposições Tancredo Neves tem uma das maiores estruturas do Sul do Brasil. Conta com 210.000 m2 de área total, 15 mil m2 são de área coberta e 14 mil m2 de área externa, 16 pavilhões e 40 edificações. A EFAPI que completa 50 anos em 2017, é considerada uma das maiores feiras multissetroriais do País.
(MB Comunicação)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar