Religião, Saúde - 08 Abr 2016 14:10

Arquidiocese repassa medidas para evitar contágio de gripe nas Igrejas

Cumprimentos e até mesmo a comunhão podem ser alteradas
Por: Andressa Nascimento
 
Arquidiocese repassa medidas para evitar contágio de gripe nas Igrejas Medida foi recebida em Chapecó (foto: Arquivo/TSC)

Em virtude do aumento no número de casos de gripe H1N1 em Santa Catarina, que já tem oito mortes confirmadas, a Arquidiocese de Florianópolis divulgou uma nota de orientações de prevenção contra a doença durante missas e encontros paroquiais. Entre as medidas está a desativação das pias de água benta nas igrejas e que fiéis evitem apertos de mão.

- Sabemos que, em momentos como este em que nossa sociedade está vivendo, o pânico é um comportamento prejudicial e ineficaz. Não se pode, por outro lado, deixar de tomar medidas que, embora simples, são de grande eficácia para impedir a difusão de um vírus como o H1N1 - diz a nota.

Ao todo foram descritos 11 itens de prevenção. O primeiro deles pede que os fiéis aproveitem as missas e reuniões para orientarem uns aos outros sobre os cuidados com as doenças.

Medidas
A nota pede ainda que os fiéis evitem apertos de mão dos Ministros da Acolhida na entrada do povo para as celebrações. O gesto de dar as mãos durante a oração do Pai Nosso também deve ser evitado.

Ordena que as igrejas e salões paroquiais estejam sempre bem arejados. Além disso, todas as pias de água benta devem ser desativadas na entrada das igrejas. A comunhão, que normalmente é entregue pelo padre diretamente na boca do comungante, agora deverá ser colocada na mão do mesmo.

Também foi recomendado que os paroquianos que estiverem gripados ou resfriados evitem participar das reuniões promovidas pelas pastorais paroquiais até que estejam curados. (G1/SC).

Leia na íntegra


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar