Geral - 06 Dez 2017 14:54

Alunos demonstram habilidades e talento em feira de empreendedorismo

Por: Nathan Favero Varela
 

Descoberta de talentos, otimização de recursos e aproveitamento de oportunidades! Assim pode ser resumido o resultado dos projetos Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e o Despertar realizados nas Escolas Estaduais Marcolina Rodrigues da Silva, Nelson Horostecki e Valesca Parizotto, neste ano, em Chapecó. A iniciativa integra o Programa de Educação Empreendedora do Sebrae/SC e foi implementada nas escolas com a parceria da Gerência Regional de Educação (Gered).

O potencial empreendedor dos alunos das três escolas foi demonstrado, nessa semana, durante a feira de Empreendedorismo, na EEB Valesca Parizotto. Criatividade e dedicação não faltou, tanto aos alunos do ensino fundamental que participaram do JEPP, quanto aos estudantes do ensino médio que cursaram o Despertar. Teve projeto para uma Pousada e Parque, salão de beleza, livraria, empreendimentos na área de gastronomia, brinquedos ecológicos, entre outros.

O curso Despertar visa estimular o empreendedorismo entre jovens estudantes do ensino médio, transmitindo-lhes uma visão de mundo abrangente, para que possam identificar suas potencialidades e descobrir novas oportunidades. O JEPP incentiva os alunos a buscar autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.

Ana Paula, Kaune, Cindy e Ruan, alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Nelson Horostecki, criaram um bebedouro térmico para cães. Com a utilização de uma garrafa térmica, uma mangueira e um pote, eles garantem a manutenção da água fresca, limpa e sem risco de contaminações. “Além disso, é possível adestrar o cachorro para que ele mesmo aperte o dispositivo da térmica para abastecer o pote. Foi o que nossa colega fez com a cachorrinha dela durante teste para utilização do produto”, enfatizou Ruan.

Para atingir o objetivo final o grupo levou a sério as aulas do Despertar e demonstrou que com dedicação é possível obter sucesso. Trabalharam de forma organizada e em equipe, planejaram, buscaram parcerias, criaram o produto, desenvolveram material informativo e, na feira, apresentaram e explicaram a ideia ao público. “Agiram como grandes empreendedores”, avaliou a consultora credenciada ao Sebrae/SC e mestre em Educação, responsável por capacitar os professores para implantação do projeto, Odilene Ozelame.

Segundo Odilene os trabalhos demonstrados na feira reafirmaram o quanto as escolas, professores e alunos, juntos se desafiaram a desenvolver novas experiências por meio dos dois projetos. “Objetivos atingidos, desafios superados, expectativa no olhar, bom conhecimento e atendimento, elevada dose de dedicação, foram alguns pontos fortes destacados durante o evento”.

Sobre o Despertar, Odilene enfatizou que aborda outras questões importantes e necessárias, explorando a inserção no mercado de trabalho, como: ter iniciativa, percepção de oportunidades a sua volta, mapeamento de carências, estudo de viabilidade do negócio, planejamento financeiro e estabelecimento de parcerias. “Foi isso que observamos aqui com tantas ideias criativas e oportunidades aproveitadas. Estamos felizes com os resultados”.

Outra ideia bem sucedida foi de um grupo de alunas da Escola Valesca Parizotto. Daiane, Aline, Chelsy e Henrique criaram e colocaram em prática o salão de beleza denominado Meu Salão Fashion Hair. Com foco em penteados e comercialização de rabicós e faixas para cabelo, eles aproveitaram o potencial da estudante Chelsy que tem habilidades para fazer diferentes tranças. O valor cobrado por penteado foi R$ 3 reais e o sucesso foi garantido. Cada um exerceu sua função com amor e dedicação.

Daiane enfatizou que o objetivo foi desenvolver um modelo de negócios que não precisasse de grandes investimentos. “Aprendemos que é importante planejar, trabalhar em equipe e não desistir diante das dificuldades. Gostamos muito do projeto e o fato de incluir atividades práticas nos motivou ainda mais”.

Os alunos do 2º ano da Escola Marcolina Rodrigues da Silva, Sabrina Lopes, Willian e Sabrina Cúnico, criaram uma empresa com foco para organização de festas infantis denominada Único Doce Festas Infantis. “Onde moramos não existe empresa nesta área. Focamos em decoração e em produção de doces. A experiência foi muito boa! Aprendemos que a organização é a base de tudo”, afirmou Willian.

A gerente de educação da Gered Chapecó, Maria de Lurdes Seben, destacou a satisfação em presenciar os projetos com foco para o empreendedorismo. “É um novo desafio porque possibilita ampliar o aprendizado, fazendo com que sejam pessoas de sucesso justamente porque estudam, planejam e se organizam. Agradecemos ao Sebrae por proporcionar essa oportunidade”.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, ressaltou que empreender é derivado das atitudes tomadas e que trazem resultados para atingir o sucesso. “O verdadeiro empreendedor tem comportamentos que não são aplicados somente para abrir um negócio. É o que chamamos de intraempreendedorismo: pessoas que têm iniciativa, criam e implementam ideias, possuem capacidade diferenciada de analisar cenários e de encontrar oportunidades. Empreender é comportamento, atitude e resultado”.

Parmeggiani destacou ainda a importância da parceria com a Gered e as três escolas para o sucesso do projeto. “Os resultados que observamos aqui foram possíveis porque os parceiros acreditaram e colocaram em prática os projetos”.

Em nome da direção das três escolas, o diretor geral da Escola Valesca Parizotto, Daniel José da Silva realçou que o JEPP e o Despertar são essenciais para que os alunos acreditem nos sonhos, lutem por eles e aproveitem oportunidades. “Queremos despertar para que lutem pelos seus objetivos, não desistam diante dos obstáculos e tenham ousadia para superar desafios”.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar