Geral - 11 Set 2018 15:48

Alunos aprendem sobre Caricaturas com o objetivo de incentivar a criatividade

Por: Nathan Favero Varela
 

Desenhar é uma maneira de liberar a criatividade e se divertir. A partir do tema “A Arte da Distorção”, os estudantes dos oitavos e nonos anos da Escola Básica Municipal Sereno Soprana do Bairro Efapi, receberam o desafio, pela professora de Arte, Elizandra Bet, de desenhar caricaturas usando os numerais. O objetivo era incentivar a criatividade através dos estudos desenvolvidos em sala de aula, que tem o objetivo de exagerar, atribuindo humor, comicidade ou ironia ao objeto caricaturado.

As aulas consistiram em colocar em prática as técnicas já estudadas, com a inovação de inserir os numerais nas formas do rosto humano. Cada estudante fez em média dez estudos (amostras de caricaturas) para posteriormente passar a limpo e apresentar ao grupo a obra final ampliada, que participou do concurso de caricaturas organizado pela escola. A comissão julgadora formada por profissionais com conhecimento na área de artes, levou em consideração principalmente a criatividade de cada candidato e, ao final como agradecimento, a escola os surpreendeu presenteando-os com caricaturas exclusivas feitas pelos próprios estudantes.

Rodrigo Toledo, de 15 anos, estudante do 9º ano disse que a atividade animou e deu autoconfiança ao passo que foi ficando pronto. “No início a proposta foi muito desafiadora e difícil porque quando olhamos para um rosto humano não conseguimos imaginar números”, explicou. Segundo ele, a partir do momento que realizaram os estudos. “Foi facilitando até chegar ao trabalho final que ficou ótimo, tanto o meu quanto dos meus colegas”, comentou. Danielle Felipeto, de 15 anos estudante do 9º ano, foi vencedora do concurso de caricaturas da escola. “Sempre gostei de arte, mas nunca havia desenhado caricatura, foi desafiador e o fato de usarmos numerais foi muito difícil no início, mas, foi ganhando forma e ficou lindo”, explicou.

A professora de Arte, Elizandra Bet, comentou que através dos números, os alunos são instigados a chegar no resultado da criação, pela faixa etária que estão, alguns são resistente ao pensar e criar, no entanto, durante as aulas, o engajamento foi de 100% das turmas. “Apesar de demonstrarem surpresa inicial se desafiaram e o resultado foi maravilhoso”, enfatizou. Para a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, ações como esse Concurso de Caricatura são gratificantes. “Muito nos orgulha em ver nossos estudantes e professores inovando a cada dia, ações como esta motivam todos a desempenhar suas funções com entusiasmo”, finalizou.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar