Geral - 16 Mai 2018 14:16

10ª edição do Projeto Oratória nas Escolas será lançado nesta quinta

Iniciativa já alcançou mais de 10 mil alunos de escolas públicas em Chapecó
Por: Nathan Favero Varela
 

Pelo décimo ano consecutivo, a JCI Chapecó apresenta o projeto Oratória nas Escolas. Com a temática “Seres Humanos Melhores”, o lançamento será nesta quinta-feira (17), às 19h30, no Auditório da UCEFF Chapecó, patrocinadora oficial do projeto. Ao longo dos últimos anos, cerca de 10 mil alunos de séries fundamentais participaram da iniciativa que tem como finalidade instruir e aperfeiçoar a prática da oratória entre os adolescentes.

Como explica a coordenadora desta edição, Ana Paula Lemes, voluntária na JCI, o objetivo prático do projeto é apresentar aos participantes técnicas de comunicação, para que todos possam aprimorar a linguagem oral, gestual e verbal. De acordo com ela, a temática de 2018 foi escolhida com o propósito de provocar reflexões que estimulem a relevância das pequenas ações. “Isto é, mesmo os menores gestos fazem a diferença, especialmente quando os realizamos repetidamente e quando a iniciativa parte de nós”, argumenta Ana Paula.


Mudança de vida

Em 2011, aos 12 anos de idade, Nicolas Herbert de Souza, ainda não tinha certeza sobre qual graduação gostaria de cursar. No entanto, duas coisas estavam claras para o participante da quarta edição do Oratória: a grande facilidade que tinha com cálculos e a determinação para conseguir a premiação máxima do projeto, a bolsa de estudos integral da UCEFF Chapecó. Muito decidido do que ele gostaria de alcançar, passou por todas as fases do projeto, até ser premiado com o melhor discurso — à época, com a temática “Qual o meu jeito de mudar o mundo?”.

Agora, aos 19 anos, Nicolas é acadêmico do 5º período de Engenharia Civil e lembra o quanto o Oratória lhe ajudou a aperfeiçoar tanto a comunicação interpessoal quanto a sua segurança em razão das técnicas que aprendeu. “Eu consegui melhorar minha postura, a falar em público, a me comunicar com outras pessoas, ter menos timidez, ser mais objetivo. Além disso, compreendi que é imprescindível termos conhecimento sobre o que falamos, independentemente da situação”, assegura o estudante. Ele ainda comenta que o Oratória contribui até hoje em sua vida. Há situações em sala de aula que ele domina por conta das atividades práticas do projeto.


Inscrição e Premiações

Segundo a gerente de Comunicação e Marketing da UCEFF Chapecó, Andressa Pacheco Moschetta, o projeto se caracteriza como um notável meio de mobilização comunitário, envolvendo não somente os alunos, mas o entorno das escolas, as famílias e os demais agentes sociais. “É emocionante ver um jovem tornar-se outra pessoa depois do Oratória. Os adolescentes mudam a postura, o comportamento e segurança em público, compreendem melhor sua cidadania, ampliam o vocabulário… Ou seja, tornam-se muito mais cientes sobre seus compromissos com a sociedade”, reconhece a gerente.

O projeto é dividido em etapas e as inscrições serão feitas pelas escolas a partir do dia 6 de junho, através de um formulário on-line. Estão aptos a participar alunos de 7ª e 8ª séries das 22 escolas municipais de Chapecó. Dentre as premiações, há cinco anos a UCEFF Chapecó entrega ao grande vencedor do Oratória uma bolsa de estudo integral como contrapartida, assumindo a sua responsabilidade social. A final municipal do Projeto Oratória nas Escolas será dia 2 de agosto, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar