Por: Quirino Ribeiro
Visualizações: 201
Reprodução da coluna publicada no Jornal Sul Brasil de Chapecó

COOPERATIVISMO

Geral - 18/04/2017

A Cooperativa Central Aurora Alimentos – o terceiro maior conglomerado industrial do setor de carnes do Brasil – chegou aos 48 anos de fundação neste último sábado, dia 15 de abril com uma marca formidável: tornou-se uma comunidade produtiva formada por mais de 100 mil famílias espalhadas por 500 municípios brasileiros.

COLABORADORES/PRODUTIVIDADE
Nesse cálculo estão os 26.649 colaboradores diretos da Aurora, as 72.203 famílias rurais cooperadas que formam a base produtiva no campo e os 9.580 colaboradores das 13 cooperativas agropecuárias que a constituem. Tem uma capacidade de abate de 18 mil suínos/dia, 1 milhão de aves/dias e um processamento de 1,5 milhão de litros de leite/dia. Ao completar 48 anos a Aurora mantém: oito unidades industriais de suínos, sete de aves, seis fábricas de ração, 13 unidades de ativos biológicos (incluindo granjas, incubatórios e unidades de disseminação de gens), doze unidades de vendas e a sede central (matriz).

REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Dizem, com muito acerto, que quem não conhece a história corre o risco de repetir os mesmos erros. Estamos assistindo, sem a devida participação dos interessados, a famigerada reforma da Previdência. O governo alega e não demonstra com números ou por meio de uma auditoria séria e isenta que o sistema previdenciário é deficitário. Quer o governo que os vários sistemas de previdência dos servidores públicos e dos trabalhadores de um modo geral sejam unificados, em outras palavras, que todos passem a ter míseras aposentadorias.

AI É QUE ENTRA A HISTÓRIA
Num passado não muito distante, o governo unificou as aposentadorias, que eram por categorias de trabalhadores, e criou o INSS. Conhecemos como ficou a aposentadoria dos trabalhadores.

POLÊMICA
O governo fala em "jogar" os servidores da União, dos estados e dos municípios para a vala comum da Previdência, mas há um silêncio sepulcral quando se refere aos causadores do caos que a nação vive, a classe política.

O GOVERNO FEDERAL ATUAL TEM LEGALIDADE
Mas legitimidade duvidosa, uma vez que a maioria se encontra sob suspeita de corrupção. E é de, no mínimo, se estranhar que políticos que, ao longo de suas carreiras só se preocuparam em se manter agarrados ao poder e que, portanto, sempre dependeram do voto, se empenhem com afinco em aprovar uma matéria muito polêmica.

“Ao enfrentar as situações impossíveis, as pessoas que amam o seu país podem mudá-lo”. (Barack Obama)

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Chapecó.

Blogueiros & Colunistas

Voltar